Saiba se o aplicativo de comércio online Wish é confiável
O aplicativo de e-commerce americano Wish teve ascensão e queda na preferência dos brasileiros. Entenda se o Wish é confiável.
Publicado em: 10 de agosto de 2022.
Duas edições da mesma pesquisa do Panorama Mobile Time e Opinion Box sobre pagamentos móveis e comércio online no Brasil, realizadas em 2020 e 2022, indicaram ascensão e queda da plataforma de e-commerce Wish. Entenda se a Wish é confiável e para quais concorrentes ela perdeu espaço no Brasil.
O destaque da edição da pesquisa, realizada no começo do primeiro ano da pandemia DE covid-19 no Brasil, indicava o crescimento significativo do e-commerce, compras pelo celular, com destaque para Amazon, iFood e Wish. “Embora os cinco primeiros continuem os mesmos da edição anterior (Mercado Livre, Americanas, iFood, Magazine Luiza e Wish, nessa ordem), vale destacar o avanço consistente do iFood e da Amazon”.
No caso específico da plataforma Wish, a pesquisa aponta que o marketplace vinha crescendo gradativamente na preferência do consumidor na série histórica de três consultas. Segundo o relatório, o site foi “citado por 11%, 12% e agora 13%, na mesma ordem cronológica”.
Para a mesma pergunta, “qual o app que você mais usa para realizar compras pelo smartphone?” na edição de 2022 da consulta, a Wish sequer aparece entre as respostas principais. Na relação, estão posicionados em ordem de preferência: Shopee, iFood, Mercado Livre, Americanas, Amazon, Magazine Luiza, WhatsApp, Livelo e outros.
A pesquisa é realizada há sete anos e, segundo o relatório, em todo o período três marketplaces se revezaram nas primeiras posições de preferência dos brasileiros: Mercado Livre, Americanas e iFood. Em 2021, porém, houve crescimento intenso do Shopee, que ficou na quarta posição. Na edição 2022, Shopee assumiu a liderança.
O aplicativo Wish é confiável?
Um dos motivos para a queda na preferência pelo aplicativo Wish no Brasil pode ser a desconfiança em relação à governança da plataforma. Em 2021, na França, a Wish enfrentou uma batalha jurídica com o governo que solicitou oficialmente aos sites indexadores de buscas que retirassem o Wish dos resultados.
Este já seria um indicativo de que a Wish não é tão confiável assim. As notícias publicadas pela imprensa na época relatam que o governo francês “descobriu que uma grande parcela dos produtos disponíveis no site Wish é perigosa”. A fiscalização de proteção ao consumidor investigou uma série de operadoras de comércio online.
Mas os problemas da Wish não cessam no conflito com a França. No Brasil, a reputação da plataforma de comércio online não anda favorável. No site Reclame aqui, a Wish é apresentada como “uma plataforma de vendas online que comercializa grande variedade de produtos importados que vão desde óculos de sol a perfumes a preços inferiores das lojas nacionais e tradicionais do Brasil.”
Apesar de a empresa atrair consumidores pelo preço, o serviço não tem boa reputação entre os consumidores. Nos últimos seis meses a nota da Wish caiu de 5,4 para 4,3. A nota máxima que pode ser atribuída a uma empresa no site é 10. Apesar de ter 100% das reclamações respondidas, os retornos não são satisfatórios.
As maiores causas de reclamação são produto não recebido, atraso na entrega, estorno do valor pago e propaganda enganosa. A insatisfação pode ser ilustrada pelo baixo índice de solução dos problemas, apenas 32% das reclamações obtiveram o retorno esperado.
O site de e-commerce foi fundado em 2010 pelo polonês Piotr Szulczewski e pelo chinês Danny Zhang, e tem sede em São Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos. A proposta é oferecer um sistema de compra e venda que funcione como intermediário entre vendedores e consumidores.
Uma das propostas do site, que traz produtos ofertados em cards que lembram uma interface de mídia social, é que a experiência seja divertida. As ofertas são variadas: roupas masculinas, feminina e infantil, telefones, relógios, acessórios, decoração, maquiagem, produtos de beleza e muito mais.
Essa variedade é garantida porque a inserção dos produtos em oferta é feita pelos lojistas que se cadastram na plataforma. Portanto, o produto pode ser oferecido por um vendedor da China, dos Estados Unidos ou do Brasil. Uma das fraquezas da plataforma é a falta de escritórios nos países de atuação fora dos Estados Unidos.
Vale a pena compra na Wish?
Apesar da baixa reputação entre os consumidores, as funcionalidades da plataforma em si funcionam bem, tem pouca instabilidade e os meios de pagamento são confiáveis. Hoje, a Wish compete com gigantes como a Aliexpress e a Alibaba no nicho preço abaixo do mercado.
Para utilizar a plataforma o consumidor pode acessar o site na versão web ou os aplicativos Android e iOS. Para fazer compras, é necessário que se tenha um cadastro na Wish, que pode ser feito com a vinculação do e-mail ou com o login social, ou seja, a conexão com o Facebook, Google ou Apple.
Vale a pena optar pela Wish em produtos com pouca urgência, pois os fatores atraso na entrega e produto não recebido são frequentes. Nesses casos, o consumidor pode optar pelo pedido de reembolso garantido pela governança da plataforma. Não há casos de roubo ou vazamento de dados de consumidores, mas os cuidados são sempre necessários.
É importante que o consumidor faça todas as negociações e operação de pagamento dentro da plataforma e não forneça dados além do necessário para a compra. Também é importante não emprestar a senha para outra pessoa navegar na plataforma com o seu login.
Todas essas medidas preventivas ajudam na proteção do consumidor para que ele fique menos vulnerável, mesmo assim não há garantia. Então, se você é daqueles que gostam mesmo de navegar e buscar produtos em marketplaces como o Wish mundo afora, o monitoramento do seu CPF torna-se imprescindível.
O serviço do Serasa Premium é uma camada a mais de proteção, pois a assinatura mensal garante o monitoramento do seu CPF, alerta a variação em seu Serasa Score e outras informações que ajudam a evitar fraudes.