Doces de Páscoa para vender: como lucrar na data
Doces de Páscoa para vender: como lucrar na dataData de publicação 27 de março de 202510 minutos de leitura
Publicado em: 27 de março de 2025
Categoria Renda Extra: Universo DigitalTempo de leitura: 14 minutosTexto de: Time Serasa
Nos últimos anos, o Instagram se consolidou como uma das plataformas mais influentes no mundo. A rede oferece diversas oportunidades para indivíduos e empresas monetizarem seus conteúdos e presença online.
A rede social deixou de ser um passatempo meramente pessoal e se tornou um ambiente para estratégias de marketing digital e geração de renda. Saiba como transformar seu perfil e ganhar dinheiro no Instagram.
Antes de começar a produzir conteúdos e monetizar o perfil para fazer renda extra, foque em um nicho que tenha interesse ou se identifique. Os nichos que possuem alta procura e são considerados lucrativos na internet são:
Nicho | Exemplos de conteúdo |
---|---|
Beleza e maquiagem | Tutoriais, maquiagem artística, demonstrar ou testar produtos, acessórios e/ou técnicas de maquiagem, entre outros. |
Moda e acessórios | Abordar tendências e lançamentos, mostrar combinações de roupas e acessórios, dar dicas de estilo, entre outros. |
Fitness | Mostrar rotina de exercícios, receitas saudáveis, produtos relacionados ao nicho que utiliza, entre outros. |
Culinária | Ensinar receitas criativas para o dia a dia, testar receitas viralizadas na internet, provar e recomendar pratos e restaurantes, entre outros. |
Alimentação saudável | Mostrar opções alimentares saudáveis e sustentáveis, compartilhar receitas (podendo ser veganas e/ou vegetarianas), dicas de alimentação, dar informações sobre produtos naturais, entre outros. |
Pets | Conteúdos que envolvem cuidados, adestramento, acessórios e alimentação para os animais de estimação. |
Educação | Compartilhar a rotina de estudos, dar dicas de estudo, promover workshops, compartilhar conteúdos informativos sobre ferramentas, cursos ou concursos, entre outros. |
Tecnologia | Análises de dispositivos, unboxing de novos produtos e tutoriais de funcionamento de aparelhos e programas, entre outros. |
Decoração | Compartilhar ideias de decoração, projetos faça-você-mesmo (DIY), abordar as novidades e tendências do nicho, dicas de como melhorar ambiente, mostrar as mudanças realizadas em um cômodo, entre outros. |
Relacionamentos e desenvolvimento pessoal | Dicas de relacionamento, autoestima e crescimento pessoal, entre outros. |
Viagens | Compartilhe experiências que teve em uma viagem, dicas de locais para visitar, entre outros. |
Alguns nichos podem ser mesclados — como moda e beleza, culinária e alimentação saudável — e também desenvolvidos para um público mais pontual — exemplos: cuidados para pets idosos, dicas de viagens com crianças, dicas de estudos para concursos públicos ou vestibular.
O Instagram disponibiliza diversas ferramentas e recursos para auxiliar seus usuários a conseguir fazer renda extra com o celular. Destacamos as principais funcionalidades que podem ser exploradas para gerar dinheiro:
Para acessar as ferramentas de monetização, é necessário converter o perfil em uma conta profissional. Isso dá acesso a recursos avançados, como métricas detalhadas, possibilidade de veicular anúncios, receber pagamentos e utilizar as ferramentas listadas abaixo.
Empresas podem criar uma loja virtual diretamente na plataforma, permitindo que os usuários comprem sem sair do aplicativo. A criação e configuração da loja deve ser realizada através do Gerenciador de Negócios da Meta, empresa responsável pelo Instagram.
A rede social oferece a ferramenta “Parceria Paga”, que adiciona uma tag indicando a colaboração do perfil com uma marca em postagens que promovem produtos ou serviços.
Durante as transmissões ao vivo, os seguidores da página podem adquirir selos para demonstrar apoio ao criador de conteúdo. Os selos aparecem como ícones de coração ao lado do nome do usuário, destacando seus comentários. Os valores atuais variam de US$ 0,99 a US$ 4,99.
Até o momento, o recurso está disponível apenas para os criadores que recebem um convite da plataforma. Para saber se receber, acesse “Configurações” > “Criador de conteúdo” > “Selos”.
Os criadores de conteúdo podem oferecer conteúdo exclusivo para assinantes. O recurso permite a criação de um relacionamento mais próximo com os seguidores, benefícios adicionais e interação direta.
O recurso requer o cumprimento das diretrizes da plataforma e um número mínimo de seguidores.
Levando em consideração as ferramentas disponibilizadas no Instagram, pode-se adotar os seguintes métodos para monetizar seu perfil na rede social:
O marketing de afiliados envolve a promoção de produtos ou serviços de outras empresas. O criador de conteúdo recebe uma comissão por cada venda realizada através do link exclusivo fornecido pela empresa.
Ao realizar esta estratégia, tenha atenção aos seguintes pontos:
● Escolha produtos ou serviços que estejam alinhados com os interesses do público e que tenham sido testados e aprovados por você.
● A marca pode solicitar postagens, Stories e/ou Reels que integrem naturalmente os produtos afiliados, demonstrando seu uso e benefícios de forma genuína.
● Incentive os seguidores a adquirir os produtos através do link. Destaque a oferta especial ou os benefícios exclusivos para ter mais atenção do público.
Colaborar com marcas para criar conteúdo patrocinado é uma prática comum e lucrativa no Instagram. Para conseguir parcerias bem-sucedidas:
● Mantenha uma identidade visual consistente e produza conteúdo de qualidade, que reflita seu nicho e engaje com o público.
● Pesquise empresas cujos valores e produtos estejam alinhados com seu conteúdo e audiência.
● Entre em contato com as marcas, demonstrando como a parceria pode ser benéfica para ambos, incluindo métricas de engajamento e alcance do perfil.
● Sempre utilize a tag de “Parceria paga” para indicar conteúdos patrocinados e manter a transparência com os seguidores.
Muitas marcas realizam o contato diretamente com os criadores de conteúdo ou através de agências de marketing para realizar esse tipo de parceria.
O Instagram é uma plataforma poderosa para empreendedores que desejam comercializar seus produtos ou serviços. Para alcançar mais pessoas e maximizar as vendas, siga as dicas abaixo:
● Crie uma loja virtual na plataforma. Desta maneira, os seguidores podem comprar diretamente através das postagens e dos Stories.
● Utilize todos os formatos de conteúdo disponíveis (Reels, vídeos e lives) para demonstrar os produtos ou serviços em uso, compartilhar depoimentos de clientes e oferecer promoções exclusivas.
Oferecer conteúdo exclusivo para assinantes é uma maneira eficaz para gerar renda de maneira recorrente e fortalecer o relacionamento com os seguidores mais engajados. Utilize a ferramenta para:
● Disponibilizar conteúdos especiais, como bastidores, tutoriais avançados ou interações personalizadas.
● Além do conteúdo exclusivo, considere oferecer vantagens adicionais, como descontos em produtos, acesso antecipado a lançamentos ou participação em grupos fechados.
● Divulgue os benefícios de se tornar um assinante nas postagens no feed, Stories e lives, para incentivar mais seguidores a se tornarem assinantes.
Investir em publicidade paga pode ampliar significativamente o alcance do seu conteúdo e atrair novos seguidores e clientes. Para utilizar os anúncios de forma eficaz:
● Estabeleça metas específicas para as campanhas, como aumentar o número de seguidores, gerar tráfego para um site ou promover um produto específico.
● Utilize as ferramentas de segmentação do Instagram para direcionar os anúncios ao público certo, considerando fatores como localização, interesses e comportamentos.
● Desenvolva um conteúdo visualmente atrativo e mensagens claras que incentivem a ação desejada (clicar em um link, seguir o perfil ou realizar a compra).
● Acompanhe o desempenho dos anúncios através das métricas fornecidas pela plataforma e faça ajustes conforme necessário para melhorar os resultados.
Alinhar as postagens aos interesses dos seguidores e às tendências do Instagram ajuda a aumentar o engajamento e visibilidade do perfil — o que pode levar a novas oportunidades de parcerias ou aumento de vendas.
Quem busca ganhar dinheiro no Instagram deve entender e utilizar estrategicamente os diferentes formatos de conteúdos disponíveis: posts, Stories e Reels. Cada um oferece vantagens específicas, que podem contribuir para o crescimento do perfil.
Os posts representam o conteúdo permanente do perfil e são essenciais para estabelecer a identidade da marca ou do criador.
As fotos e vídeos servem como uma vitrine dos produtos, serviços ou do tipo de conteúdo que é oferecido no perfil. Portanto, ajudam a atrair novos seguidores e potenciais parceiros comerciais.
Ter conteúdos de qualidade no feed incentiva curtidas, comentários e compartilhamentos, o que aumenta o alcance orgânico e fortalece a comunidade ao redor do perfil.
Os Stories são publicações temporárias que ficam disponíveis por 24 horas. Esse conteúdo permite interações mais espontâneas e diretas com os seguidores. O espaço é ideal para divulgar ofertas, lançamentos ou direcionar o público para links externos.
Utilizar ferramentas como enquetes, caixas de perguntas e quiz promovem a interação, tornando os seguidores uma parte ativa do conteúdo.
Os Reels são vídeos curtos e dinâmicos, e seu diferencial é o grande potencial para alcançar um público além dos seguidores, aumentando a visibilidade do perfil.
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