Qual o score necessário para financiar uma moto? entenda como ...
Qual o score necessário para financiar uma moto? entenda como funcionaData de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Publicado em: 21 de agosto de 2024
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
O PIS/Pasep e é um benefício anual no valor máximo de um salário-mínimo, também chamado de abono salarial. Ele é assegurado a trabalhadores que se enquadram em critérios específicos e pode ajudar a equilibrar as contas de muitos brasileiros. Saiba se há possibilidade de antecipação do PIS e, se sim, quem tem direito.
O abono salarial também é chamado de PIS/Pasep e é um benefício anual no valor máximo de um salário-mínimo vigente na data do pagamento.
O abono salarial corresponde ao salário-mínimo atual dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano-base. O salário-mínimo de 2024 é de R$1.412.
Segundo o Ministério do Trabalho, o calendário de pagamento do benefício do PIS em 2024 foi unificado. Por isso, tanto trabalhadores da iniciativa privada, que recebem na Caixa (PIS), quanto servidores públicos, que recebem no Banco do Brasil (Pasep), terão seus valores liberados conforme o mês de nascimento.
Confira o calendário de pagamento do PIS em 2024:
Nascidos em | Data de pagamento |
---|---|
janeiro | a partir de 15/02/2024 |
fevereiro | a partir de 15/03/2024 |
março ou abril | a partir de 15/04/2024 |
maio ou junho | a partir de 15/05/2024 |
julho e agosto | a partir de 17/06/2024 |
setembro e outubro | a partir de 15/07/2024 |
novembro e dezembro | a partir de 15/08/2024 |
A antecipação do PIS neste ano acontece apenas para os trabalhadores do estado do Rio Grande do Sul, em vista da calamidade com as enchentes que atingiram o estado. Por isso, o Ministério do Trabalho e Emprego antecipou o pagamento dos trabalhadores com direito ao abono salarial, com o objetivo é auxiliar quem tem direito ao benefício.
Outra situação que levanta a pergunta sobre a antecipação do PIS é que, até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) atendeu a recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente dois anos após o trabalho com carteira assinada.
Porém, o assunto voltou a estar em debate, quando o Tribunal de Contas da União (TCU) pediu uma possível volta ao pagamento do PIS no ano seguinte, ao invés de dois anos após. A decisão, contudo, ainda não afeta o calendário de pagamento deste ano.
Neste ano, trabalhadores do estado do Rio Grande do Sul, das regiões atingidas pelas enchentes, que atendem aos demais critérios para o pagamento do PIS, tem direito a antecipação.
Segundo o governo federal, em maio deste ano foram antecipadas as parcelas de junho, julho e agosto do abono salarial para todos os trabalhadores do estado do Rio Grande do Sul que tinham direito ao benefício. E os trabalhadores que receberiam o benefício em agosto, já tiveram o valor antecipado para 15 de julho.
De acordo com o governo, a liberação do abono salarial antecipado está ocorrendo de forma automática, sem a necessidade de ação por parte do trabalhador ou do empregador.
A Caixa faz o pagamento do abono salarial prioritariamente por crédito em conta Caixa, quando o trabalhador possuir conta-corrente ou conta poupança, ou Conta Digital; por crédito pelo aplicativo Caixa Tem, em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela CAIXA.
Para o trabalhador não correntista será realizado o pagamento em canais como agência, lotéricas, autoatendimento, Caixa Aqui e demais canais de pagamentos oferecidos pela Caixa.
No Banco do Brasil, o pagamento do benefício também é realizado prioritariamente como crédito em conta bancária; transferência via TED, via Pix ou presencial nas agências de atendimento para trabalhadores não correntistas e que não possuam Pix.
O trabalhador pode consultar se tem direito à antecipação nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, na Carteira de Trabalho Digital, ou na central 158.
Para consultar o PIS e saber se tem direito ao benefício, independente da antecipação, as etapas são:
Consulte o calendário de pagamentos, que varia de acordo com o mês de aniversário do trabalhador.
Acesse o Portal Emprega Brasil.
Faça login com sua conta no gov.br (se ainda precisar, saiba como abrir a conta aqui)
Busque pela opção referente ao Abono Salarial e consulte se tem direito e qual o valor disponível.
Consulte o calendário de pagamentos, que varia de acordo com o mês de aniversário do trabalhador.
Acesse com o login e sena do portal gov.br.
No menu inferior, clique em Benefícios.
Selecione a opção Abono Salarial.
Selecione o ano-base ao qual tem direito e clique nas opções de cada informação para saber se está habilitado e qual o valor do benefício.
Também é possível saber se tem direito ao PIS ligando para o número de telefone 158.
Para ter direito ao benefício os trabalhadores devem atender aos critérios citados no início do texto. Entre eles, estão ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração.
Se houver alguma dúvida com relação a essa e outras informações ou documentos, é possível solicitar mais informações nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, pelo telefone 158 ou pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br (substituindo os dígitos UF pela sigla do Estado de domicílio do trabalhador).
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20247 minutos de leitura
Data de publicação 13 de novembro de 20244 minutos de leitura