Qual o score necessário para financiar uma moto? entenda como ...
Qual o score necessário para financiar uma moto? entenda como funcionaData de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Atualizado em: 21 de agosto de 2024
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Como aumentar meu Score de graça? Se essa é sua dúvida, começamos com uma boa notícia: a mudança da pontuação é sempre gratuita. Se aparecerem “serviços” que cobram para aumentar o Score, saiba que isso é golpe. A única forma de aumentar a pontuação de crédito é seguindo bons hábitos financeiros.
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que vai de 0 a 1.000. É reflexo do momento financeiro de uma pessoa e sinaliza para as empresas as chances de ela pagar as contas em dia pelos próximos meses.
Quanto mais alta a pontuação, mais chances o consumidor tem de conseguir crédito, seja na forma de parcelamento, empréstimo, financiamento ou cartão de crédito, por exemplo.
Quem tem poder para mudar o Score é sempre o próprio consumidor. Conheça os hábitos e comportamentos que fortalecem um bom histórico e, consequentemente, também ajudam a organizar a vida financeira.
Alguns hábitos e atitudes potencializam as chances de aumentar o Serasa Score – todos gratuitos e diretamente relacionados ao comportamento do consumidor. Acompanhe sete dicas para aumentar a pontuação ao longo do tempo:
Pague as contas em dia
O maior peso no cálculo do Serasa Score está associado ao Cadastro Positivo, que armazena o histórico de pagamentos de faturas como cartão de crédito, parcelamentos, empréstimos e serviços de consumo (água, energia, telefonia etc.).
Por isso a consistência é tão importante na pontuação: pagar todas as contas em dia, todos os meses, tem um grande peso no Serasa Score.
Faça mais pagamentos usando o cartão de crédito
Existe uma relação entre o Serasa Score e uso do cartão. O histórico do Cadastro Positivo é formado principalmente a partir dos dados do comprometimento com o crédito.
Por isso, quanto mais essa modalidade for usada, mais informação haverá para alimentar o cadastro. Entretanto, isso só é aconselhado se as faturas forem pagas em dia e se o crédito for usado de forma consciente.
Renegocie dívidas
Nome negativado é um dos fatores que prejudicam a pontuação. Estar inadimplente não é uma sinalização positiva para o mercado e reduz o nível de confiança das empresas no consumidor.
É importante renegociar dívidas e resolver outras pendências financeiras relativas ao CPF, como cheques sem fundo e ações judiciais.
Acesse o Serasa Limpa Nome e verifique se há alguma oferta para a sua dívida.
Acompanhe gratuitamente a pontuação no aplicativo da Serasa
Estar alerta às possíveis mudanças da pontuação ajuda a trazer mais consciência para a vida financeira.
Não deixe para consultar o Serasa Score apenas quando precisar de crédito – o ideal é acompanhar regularmente a pontuação e estar consciente de como o mercado avalia o seu CPF.
Peça crédito com cautela
Todas as vezes que um cliente faz um pedido ou simulação de empréstimo, parcelamento ou financiamento, a consulta feita pelas empresas ao CPF fica registrada. O mercado pode interpretar o excesso de pedidos como necessidade urgente de crédito, e isso pode prejudicar a pontuação por um tempo.
O ideal é respeitar intervalos de pelo menos três meses entre um pedido e outro. Uma dica para evitar essa situação é acessar as ofertas do Serasa Crédito, já que as simulações feitas na plataforma da Serasa não impactam o Score.
Mantenha seus dados atualizados na Serasa
Outro fator levado em conta no cálculo é a relação com o mercado de crédito, construída ao longo dos anos. Ele é influenciado principalmente pelo tempo de relacionamento.
Uma forma de zelar por essa relação é manter sempre os dados pessoais atualizados na plataforma da Serasa, como e-mail e telefone de contato.
Ative a função Conexão Bancária no site da Serasa
Essa é uma funcionalidade disponível na versão 3.0 do Serasa Score, que permite ao consumidor participar mais ativamente da construção da própria pontuação.
A Conexão Bancária só é ativada com a solicitação do usuário e permite compartilhar com o sistema da Serasa informações como extrato e movimentações de conta.
Se os dados financeiros forem relevantes e positivos para o consumidor, a pontuação tem chances de crescer ao longo do tempo. A pontuação nunca diminuirá por conta da conexão, poderá apenas aumentar ou permanecer igual.
É esperado que o Score não aumente imediatamente após as ações citadas acima. É preciso de tempo e consistência. Certifique-se de que todos os meses o seu comportamento está de acordo com as atitudes que levam a uma pontuação positiva.
Consumidores jovens, com pouco histórico no mercado de crédito, também podem precisar aguardar um tempo para ver a pontuação crescer conforme constroem a relação com as empresas.
A Serasa criou um novo serviço: o Diagnóstico Financeiro é uma avaliação personalizada sobre a vida financeira do usuário nos últimos 12 meses. A funcionalidade, que pode ser contratada por R$9,99 na plataforma da Serasa (se o perfil for elegível), dá acesso a um relatório financeiro completo com dicas práticas de como o usuário pode aumentar a sua pontuação de crédito.
O serviço identifica oferece recomendações específicas e objetivas para cada perfil.
É importante destacar que a aquisição do serviço aponta caminhos, mas não garante o aumento automático do Score. O aumento da pontuação continua sendo um movimento que só é possível ocorrer se houver mudança no comportamento do consumidor.
A consulta ao próprio Serasa Score é gratuita e não prejudica a pontuação. Para conhecê-lo, basta criar um login na plataforma da Serasa e acessar o site ou aplicativo.
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
Data de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20247 minutos de leitura
Data de publicação 13 de novembro de 20244 minutos de leitura