Calendário PIS 2023: veja as datas para a retirada do abono salarial
Confira como fica o calendário PIS 2023 para os trabalhadores que têm direito ao benefício referente ao ano-base 2021.
Autor: Mariana Furlan
Publicado em: 20 de janeiro de 2023.
Trabalhadores poderão sacar o abono salarial referente ao ano-base 2021 do PIS a partir de 15 de fevereiro de 2023 até o dia 28 de dezembro de 2023. O benefício atingirá 21,4 milhões de pessoas que trabalham na iniciativa privada, de acordo com os cálculos do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).
Relembre a seguir o que é o PIS e saiba se você poderá retirar o benefício no calendário PIS 2023 e contar com um dinheiro extra no orçamento do ano.
O que é o PIS
PIS significa Programa de Integração Social, criado para garantir benefícios ao empregado da iniciativa privada. O número PIS é gerado no primeiro emprego do trabalhador e não vai mudar ao longo da vida: é um dos dados que constam na primeira página da carteira de trabalho.
O abono salarial é um benefício concedido anualmente aos trabalhadores inscritos no PIS, equivalente a no máximo um salário mínimo. O valor é pago pela Caixa.
Apesar de as expressões PIS e PASEP serem normalmente citadas juntas, trata-se de dois programas diferentes. O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, um tipo de PIS para funcionários públicos. Ele também gera abono anual, mas nesse caso os valores são pagos pelo Banco do Brasil e o programa segue um calendário diferente de saque.
Leia também | Quem tem direito ao PASEP?
Quem tem direito ao PIS
Nem todo trabalhador da iniciativa privada com carteira assinada terá acesso ao abono salarial referente ao ano-base 2021. É preciso cumprir alguns requisitos, confira:
- • Estar inscrito no PIS há pelo menos 5 anos.
- • Ter trabalhado formalmente por no mínimo 30 dias no ano-base.
- • Remuneração média mensal de até dois salários mínimos.
- • Ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Assista | Quem tem direito ao abono salarial?
O valor do abono é proporcional ao tempo trabalhado com carteira assinada em 2021. Cada mês de trabalho garante 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento. Portanto, os trabalhadores que estiveram com a carteira assinada durante todo o ano de 2021 e se enquadram nos critérios acima terão direito a receber um salário mínimo de abono salarial em 2023.
Calendário PIS 2022
O calendário PIS 2022 previa que o dinheiro estaria disponível para os trabalhadores até dia 29 de dezembro de 2022. Em 2022, o abono salarial liberado era referente ao ano-base de 2020.
Calendário PIS 2023
Tradicionalmente, os pagamentos do benefício são divididos em seis lotes, liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador. O dinheiro é liberado para saque a partir da data indicada e fica disponível até 28 de dezembro de 2023. Quem perder esse prazo precisará aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência.
Confira as datas de liberação:
Onde e como receber
Se você é correntista da Caixa, pode receber o valor por meio de crédito em conta. Também é possível sacar o benefício em uma agência Caixa ou nos caixas eletrônicos da Caixa e em lotéricas, apresentando o Cartão Cidadão.
Para receber, é preciso apresentar algum destes documentos de identificação:
- • carteira de identidade;
- • carteira de habilitação (modelo novo);
- • carteira funcional reconhecida por decreto;
- • identidade militar;
- • carteira de identidade de estrangeiros;
- • passaporte emitido no Brasil ou no exterior.
Como consultar o PIS
Há várias formas de conferir se você tem direito ao benefício:
- • Pelo site da Caixa.
- • Diretamente pelo aplicativo Caixa Tem (Android ou iOS) ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android ou iOS).
- • Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS).
- • Se preferir, você também pode ligar para o número de atendimento do Caixa Cidadão, pelo número 0800 726 0207.
Leia também | Como consultar PIS pelo CPF
Faça bom uso do dinheiro do benefício
O abono é um benefício sempre bem-vindo, mas é importante investi-lo com consciência, para que não se dilua em pequenos gastos. Se você estiver com dívidas no seu nome, o dinheiro do PIS é uma boa oportunidade para avançar em uma negociação e melhorar sua reputação no mercado.
Pelo Serasa Limpa Nome, você pode ter até 90% para negociar dívidas, e o processo leva só três minutos, sem precisar sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11 99575-2096).
Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app:
1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso
O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso.
2. Selecione os acordos disponíveis
As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento.
3. Pague o boleto
Após pagar o boleto, em alguns dias você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.