Cartão por aproximação: a tecnologia que veio para ficar
Vantajoso tanto para consumidores quanto para empresas, o cartão por aproximação traz uma tecnologia segura e rápida para os meios de pagamento.
Autor: Fabiana Ramos
Publicado em 24 de outubro de 2022
O cartão por aproximação, ou cartão sem contato, circula há anos no exterior e finalmente está se tornando mais comum no Brasil. Como em qualquer mudança de tecnologia, surgem diversas perguntas: como esses cartões funcionam? A tecnologia é segura? Como conseguir um cartão contactless?
Neste artigo falaremos tudo sobre cartões por aproximação.
O que é o cartão por aproximação?
Cartão por aproximação, ou “pagamento sem contato”, refere-se a uma forma de pagamento que usa cartão de crédito, débito, smartphone ou cartão-presente em um sistema que não exige digitação de senha, até um limite entre R$ 50 e R$ 200, geralmente.
Os cartões sem contato usam tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) e também a Near Field Communication (NFC) para processar as transações.
O pagamento sem contato é uma alternativa para passar ou inserir um cartão em um terminal de cartão. É uma forma de pagamento rápida, fácil e bastante segura para muitos titulares de cartões e comerciantes.
Muitos cartões de crédito ou de débito têm chips embutidos, mas o chip que permite “inserir” em vez de “passar” não é o mesmo que um cartão por aproximação. Um cartão com tecnologia sem contato se parece muito com outros cartões, independentemente de outras tecnologias.
O NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios (wireless), bastando apenas uma aproximação física. E esse tipo de pagamento sem contato é até dez vezes mais rápido do que outras formas de pagamento.
Os cartões de crédito conectados a dispositivos como smartphones ou smartwatches fornecem uma forma alternativa de pagamento sem contato usando a mesma tecnologia dos cartões por aproximação.
O Apple Pay, por exemplo, armazena com segurança informações pessoais e números de cartão de crédito em um iPhone ou Apple Watch. Os usuários podem usar seus dispositivos para tocar e acessar as lojas participantes, em vez de tirar cartões de crédito de uma carteira, bolsa ou bolso.
Como funciona um cartão por aproximação
O cartão por aproximação tem um pequeno chip embutido que emite ondas eletromagnéticas (diferente daquele chip de “inserção”). Quando se aproxima um cartão a poucos centímetros de um terminal de pagamento com tecnologia contactless, as informações de pagamento do proprietário do cartão são transferidas.
Na verdade, nem é realmente necessário tocar. Em vez disso, basta aproximar o cartão do terminal para iniciar o pagamento.
Pode levar um ou dois segundos para que a transação seja concluída, portanto o ideal é não afastar o cartão muito rapidamente. Para indicar que a transação está completa, o terminal de pagamento pode emitir um bipe ou exibir/piscar uma luz verde.
Como saber se o cartão é um cartão por aproximação
Procure o símbolo do indicador sem contato na parte de trás ou na frente do seu cartão. O símbolo sem contato é semelhante a um sinal wi-fi virado de lado. O mesmo símbolo aparecerá na tela de um ponto de venda ou terminal de cartão indicando que o pagamento sem contato é aceito.
Como conseguir um cartão por aproximação?
Não existe dificuldade para se conseguir um cartão por aproximação. Uma vez habilitado para conseguir um cartão de crédito, não há nenhuma nova análise para a concessão de um cartão contacless.
Leia mais: qual seria um bom Score para a otenção de crédito?
A maioria dos cartões já conta com a tecnologia contactless. Portanto, para ter um cartão por aproximação basta habilitar a função pelo aplicativo. Se não for o caso, basta solicitar ao emissor o envio de um novo cartão com a função de aproximação.
Cartão por aproximação é seguro?
Os cartões por aproximação estão atualmente entre as formas de pagamento mais seguras que existem. É incrivelmente difícil para um hacker recriar o código único que os cartões sem contato criam para cada transação. Em comparação com as tarjas magnéticas que são mais facilmente duplicadas, os cartões sem contato são muito mais seguros.
A maneira mais fácil de um ladrão aproveitar a tecnologia de pagamento sem contato é roubar um cartão físico. Como as senhas não são necessárias para pagamentos sem contato até um determinado valor, os golpistas podem, teoricamente, se safar fazendo pagamentos fraudulentos. Porém, os departamentos de fraude do emissor do cartão se tornaram bastante sofisticados e quaisquer cobranças indevidas provavelmente serão sinalizadas e reembolsadas na conta do cliente.
Caso haja perda ou roubo, ou caso perceba alguma atividade fraudulenta, entre imediatamente no aplicativo do cartão, ou do banco emissor do cartão, e desabilite a função de aproximação (ou contactless).
Entre também em contato com o emissor do cartão, e, se necessário, bloqueie ou faça o cancelamento. Em alguns bancos há a possibilidade de fazer um bloqueio temporário do cartão.
É preciso também ficar atento mesmo quando não há roubo ou perda do cartão. Sempre confira o valor antes de efetuar o pagamento. Redobre a atenção nessa etapa!
Caso contrário, uma dívida, ainda que indevida, pode trazer complicações para a vida financeira do consumidor. Como ela não será paga por não ser reconhecida, poderá fazer com que o CPF seja inscrito nos cadastros restritivos, dificultando a obtenção de crédito e fazendo diminuir o Serasa Score.
Leia mais: é possível conseguir um cartão de crédito com um Score baixo?
É claro que a situação é injusta e deverá ser resolvida pelo banco, mas é bom ligar o alerta para ter mais controle sobre a vida financeira, conferindo extratros e faturas de cartão de crédito. Isso tudo evita surpresas com uma dívida proveniente de fraude ou golpe com o cartão por aproximação.
Vantagens de um cartão por aproximação
Algumas vantagens de ter um cartão por aproximação:
1 - Facilidade de uso
Transações mais rápidas e filas mais curtas no caixa são as vantagens mais significativas do pagamento sem contato. Fora isso, não há manuseio de dinheiro, nem a preocupação em digitar a senha.
2 - Transações mais seguras
A tecnologia NFC é mais confiável e segura que outras formas de pagamento, protegendo o consumidor contra uma compra fraudulenta por meio de criptografia.
3 - Benefícios de fidelidade
A maioria dos programas de fidelidade oferecidos pelas lojas está sincronizada aos cartões por aproximação. Eles conferem automaticamente descontos e pontos no momento do pagamento. Alguns bancos também oferecem cashback e incentivos para usar o recurso de pagamento sem contato.
4 - Concessão de prazo
Além das outras vantagens do cartão de crédito, uma das mais destacadas é a extensão de prazo para pagamento. Caso se saiba o melhor dia para as compras, o prazo pode chegar a 40 dias após ela ter sido realizada.
Resumindo: cuidar bem da vida financeira, pagar as contas em dia e zelar por um bom histórico decrédito são ingredientes básicos para ter uma boa relação com o mercado financeiro.