Afinal, usar cheque especial diminui o Score?
Confira se o uso do cheque especial é um dos hábitos financeiros que podem diminuir o Serasa Score do consumidor.
Publicado em: 5 de julho de 2023
Autora: Mariana Furlan
O Serasa Score é um indicador que varia conforme os hábitos e o histórico financeiro do consumidor. Estar com o CPF negativado ou contratar muitos empréstimos, por exemplo, pode baixar essa pontuação. Mas usar cheque especial diminui o Score? Confira a seguir!
Assista | Como consultar o Serasa Score 2.0
Usar cheque especial diminui o Serasa Score?
Antes de responder a essa questão, precisamos explicar o que é essa modalidade de crédito. O cheque especial é um tipo de empréstimo pré-aprovado vinculado à conta corrente. É aquele limite extra que os bancos concedem, quando mesmo sem saldo na conta é possível sacar um valor ou pagar um boleto. Quando isso acontece, dizemos que a conta ficou negativa ou “no vermelho”. Apesar do nome, ele não tem relação com o uso dos talões de folhas de cheque.
Esse crédito está sujeito a cobrança de juros, portanto o ideal é que seja pago o mais breve possível, já que as taxas e juros costumam ser elevados. O limite de crédito concedido, a taxa de juros e o prazo de validade para o pagamento variam conforme o banco e o tipo de conta. Mas uma coisa é certa: esse é um crédito para ser usado apenas para imprevistos, por conta dos altos juros cobrados.
Afinal, usar o cheque especial faz o Serasa Score cair?
Diretamente não, o simples uso do limite de crédito concedido pelo banco não deve prejudicar a pontuação. Porém, utilizar o cheque especial com frequência ou não conseguir zerar o valor consumido (ficar no vermelho) é péssimo para a gestão financeira e aumenta muito o risco de a pessoa ficar inadimplente.
Nesse caso, se a pendência não for paga e se tornar uma dívida negativada, consequentemente a pontuação de crédito deverá ser prejudicada.
Como os juros do cheque especial são muito altos, caso o consumidor não tenha o valor para quitar o limite utilizado, é recomendável buscar formas de quitar essa pendência. Melhor que ficar muito tempo usando o cheque especial é buscar um empréstimo pessoal para cobrir o valor, por exemplo. Se a taxa de juros e o CET (custo efetivo total) forem menores que os do cheque especial, essa operação é indicada.
Portanto, é fundamental conhecer as taxas e o custo de utilização do cheque especial, e buscar modalidades de crédito mais baratas para que o endividamento não saia do controle.
Como funciona o Serasa Score
O Serasa Score é uma pontuação de crédito que vai de 0 a 1000 e indica para o mercado a probabilidade de uma pessoa pagar os compromissos em dia nos próximos 6 meses. Essa pontuação não é fixa, ela pode aumentar ou diminuir ao longo dos meses, conforme o comportamento financeiro do consumidor.
Confira as principais informações que podem alterar o Serasa Score e o peso de cada uma no cálculo da pontuação:
- ● Compromisso com crédito (55%)
Informações do Cadastro Positivo referentes ao crédito contratados.
- ● Registro de dívidas e pendências (33%)
Pendências, dívidas e pagamento de dívidas em nome do consumidor.
- ● Consultas ao CPF (6%)
Consultas realizadas por empresas ao Serasa Score do consumidor.
- ● Evolução financeira (6%)
Informações sobre o tempo de relacionamento do consumidor com o mercado de crédito e participação em empresas.
Para saber tudo sobre o assunto, baixe gratuitamente o Manual do Serasa Score, o guia oficial sobre a pontuação de crédito da Serasa.
Leia também | Por que meu Score baixou?
Usar talão de cheque reduz o Score?
Apesar da digitalização cada vez maior do uso do dinheiro, o cheque tradicional (aquele do talão de folhas preenchido manualmente) ainda é usado no Brasil. Uma folha de cheque funciona como um título de crédito. É possível emitir cheques à vista ou pré-datados, com data específica para ser depositado.
Fazer operações usando essa forma de pagamento não diminui o Serasa Score. Entretanto, para que a pontuação não seja alterada, é preciso que os cheques sempre tenham fundo, ou seja, saldo suficiente para cobrir o valor do cheque no dia da compensação.
Leia também| Conheça o guia oficial do Serasa Score
Cheque sem fundo diminui o Score?
Sim. Emitir cheque sem fundo é como deixar de pagar uma conta: é uma forma de inadimplência.
Se um cheque, ao ser depositado por quem recebeu, não puder ser compensado por falta de saldo na conta do emitente, ele é devolvido. O emissor terá então uma segunda chance para fazer o pagamento. Se mais uma vez o cheque não tiver fundo, ele poderá ter o CPF negativado e entrar para o Cadastro de Cheques sem Fundo (CCF) do Banco Central.
É importante lembrar que o nome só será negativado se o cheque for devolvido duas vezes. Antes disso, o banco emite um comunicado ao cliente e determina um prazo para o pagamento.
Leia também | Como saber se estou com o CPF negativado?
Como acompanhar meu Serasa Score
Qualquer pessoa pode acessar gratuitamente seu Serasa Score, a partir do número do CPF. A consulta pode ser feita quantas vezes o usuário desejar (essa simples pesquisa ao próprio Score não vai diminuir nem aumentar a pontuação).
A pontuação vai de 0 a 1000 e, quanto mais alta, maior a probabilidade de conseguir crédito.
Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: