Qual o score necessário para financiar uma moto? entenda como ...
Qual o score necessário para financiar uma moto? entenda como funcionaData de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Atualizado em: 13 de agosto de 2024
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Como aumentar o Score em 30 dias? Esse é um desejo recorrente dos consumidores brasileiros, já que a pontuação de crédito é uma das ferramentas que o mercado mais utiliza para conceder crédito.
Quem tem um Serasa Score alto tem mais chances de contratar cartão de crédito, empréstimo ou financiamento, além de conseguir juros menores. Por outro lado, se o Score for baixo, o mercado atribui maior risco de crédito ao perfil do consumidor. Muitas vezes o crédito é até concedido, mas com taxas de juros mais altas.
É por isso que, ao buscar uma oportunidade de crédito, às vezes os usuários acabam tendo pressa para conseguir uma pontuação alta e desejam elevar o Score em 30 dias ou menos. Entretanto, é importante saber que o Serasa Score não aumenta de forma automática. Entenda a seguir como isso funciona.
O Serasa Score vai de 0 a 1.000, mas não é uma pontuação sempre fixa. A pontuação é dinâmica e reflete o atual momento financeiro da pessoa, ele sempre será um espelho do comportamento nas finanças.
Por isso, é importante entender que não existe uma mágica capaz de fazer sua pontuação aumentar da noite para o dia – isso requer hábitos consistentes. O que existe são boas práticas e comportamentos financeiros que você pode adotar agora mesmo.
Essa postura vai contribuir para aumentar sua pontuação de crédito pouco a pouco, mas não existe um prazo mínimo para o Score crescer depois das mudanças.
Muitos usuários buscam uma fórmula rápida para aumentar o Score. No entanto, fique alerta ao se deparar com alguma empresa que prometa aumentar magicamente a pontuação: isso é golpe. A única forma de aumentar o Serasa Score é tendo uma vida financeira organizada.
Não há como prever exatamente em quanto tempo a pontuação vai aumentar. O que é possível é colocar em ação nos próximos 30 dias um plano com o objetivo de elevar o Serasa Score.
Quando uma pessoa paga uma dívida que deixou seu nome negativado, em até cinco dias úteis essa dívida sai da base de dados da Serasa. Porém, com a pontuação de crédito é diferente: ela acompanha o histórico e as movimentações financeiras ao longo do tempo.
Por isso, não existe uma data definitiva para a atualização do Score, o que há é a tendência de aumentar conforme as mudanças positivas no comportamento financeiro. É preciso tempo para o mercado entender que a mudança financeira é para valer, e não apenas algo pontual.
Entenda em detalhes de que forma cada comportamento pode influenciar nas chances de conseguir crédito no futuro.
Ao pagar as contas em dia, cria-se um histórico de crédito positivo, e este é o item que mais tem peso no cálculo do Score. Por isso não é possível aumentar muitos pontos em pouco tempo: é no comportamento constante que o mercado reconhece o perfil do consumidor.
Esse fator é medido pelos dados do Cadastro Positivo, uma espécie de currículo financeiro. Essa ferramenta reúne informações de hábitos de pagamento de faturas como empréstimos, financiamentos e crediários.
A disciplina ao pagar as contas em dia tem outro grande impacto na vida financeira: manter o nome limpo. Estar com o CPF negativado reduz a pontuação do Score Serasa. Afinal, inadimplência não combina com oportunidades de crédito.
Uma forma de ter mais chances de elevar a pontuação é renegociar as dívidas negativadas e limpar o nome. É possível quitar dívidas com desconto na plataforma do Serasa Limpa Nome. Basta acessar o site ou aplicativo da Serasa e consultar se há ofertas disponíveis para seu CPF.
O relacionamento com o mercado de crédito é outro fator considerado para o Score, e esse necessariamente precisa de tempo para se desenvolver. Por isso, é comum que pessoas muito jovens não tenham um Score alto, mesmo sem ter dívidas.
Uma forma de contribuir para a confiança do mercado é manter os dados pessoais atualizados na plataforma da Serasa.
Pedir muitos empréstimos ou cartões de crédito simultaneamente, por exemplo, pode afetar negativamente a pontuação. A cada simulação, a pesquisa ao CPF do cliente fica registrada na Serasa, e o excesso de solicitações pode ser interpretado como uma necessidade urgente de crédito.
O ideal é esperar cerca de três meses entre um pedido e outro. Uma alternativa é buscar ofertas na plataforma do Serasa Crédito, onde as simulações não prejudicam o Score.
Essa funcionalidade pode ser ativada gratuitamente por qualquer usuário e é uma forma de conseguir um cálculo ainda mais assertivo da pontuação. A Conexão Bancária conecta os dados de leitura da conta do banco ao Score na plataforma da Serasa. Se as informações forem relevantes e positivas para o consumidor, a pontuação pode aumentar. Vale lembrar que a ativação da funcionalidade nunca irá reduzir o Score, mesmo se a conta estiver negativa.
A Serasa oferece para parte dos consumidores um novo serviço: o Diagnóstico Financeiro. O relatório é um documento técnico que avalia cada caso de forma individual e aponta recomendações específicas para quem pretende aumentar as chances de obter crédito.
É importante saber que o Diagnóstico Financeiro aponta caminhos, mas não garante o aumento da pontuação de crédito. Isso depende sempre da mudança de comportamento financeiro e da manutenção dos bons hábitos ao lidar com as finanças.
O acompanhamento regular das variações do Serasa Score é outro hábito importante para checar como os seus hábitos financeiros estão sendo interpretados pelo mercado.
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
Data de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20247 minutos de leitura
Data de publicação 13 de novembro de 20244 minutos de leitura