Qual o score necessário para financiar uma moto? entenda como ...
Qual o score necessário para financiar uma moto? entenda como funcionaData de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Publicado em: 8 de setembro de 2023
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
O Serasa Score é a pontuação que indica ao mercado a probabilidade de o consumidor pagar as contas em dia nos próximos meses. Portanto, é usado como parâmetro de avaliação de risco de crédito. Mesmo quem tem uma pontuação considerada baixa pode melhorá-la depois de adotar bons hábitos financeiros com consistência. Este artigo mostra como aumentar o Serasa Score em 5 dicas práticas.
O cálculo do Serasa Score é baseado nos momento e no histórico financeiro do consumidor, portanto a pontuação é dinâmica e pode aumentar conforme o consumidor adota boas práticas financeiras.
Ter um bom Score aumenta a probabilidade de acessar ofertas de parcelamentos, financiamentos, cartão de crédito. Além disso, uma pontuação alta é sinônimo de contas em dia e vida financeira estabilizada.
A pontuação vai de 0 a 1000 e está dividida em 4 faixas principais de classificação:
Pontuação | Classificação |
---|---|
0 a 300 | Muito baixo |
301 a 500 | Baixo |
501 a 700 | Bom |
701 a 1000 | Excelente |
Leia também | Como funciona o cálculo da tabela de Score
O resultado da pontuação é sempre a consequência do conjunto de informações financeiras de um consumidor. Portanto, para mudar de Score é preciso adotar boas práticas financeiras.
Essas mudanças vão refletir futuramente na pontuação, mas não ocorrem do dia para a noite. Desconfie sempre de quem oferecer um “serviço” para aumentar o Score rapidamente em troca de um pagamento – isso não existe e é tentativa de golpe.
Confira 5 dicas que de fato ajudam a aumentar o Serasa Score.
Pague as contas em dia, sempre
Esse é o fator com maior peso no cálculo. Mais da metade da pontuação (55%) é determinada pelo Cadastro Positivo, que reúne informações do histórico de pagamento de um consumidor.
São consideradas faturas como contratos de crédito, contratos de telefonia, parcelas de lojas e contas de serviços como energia. Quem sempre paga os boletos em dia tem um ótimo ponto de partida para um bom Serasa Score.
Quem tem dificuldade em lembrar do vencimento das faturas pode contar com ferramentas que emitem alertas, como o Minhas Contas, uma funcionalidade da Serasa.
Renegocie dívidas (se houver)
O registro de dívidas e pendências tem peso de 33% da pontuação total do Serasa Score. Entram nesse cálculo pendências como registro no cadastro de inadimplência da Serasa, cheques sem fundo, ações judiciais e falência de empresas.
Quanto menos tempo o nome do consumidor permanecer no cadastro de inadimplência, menor será o impacto negativo para o Score. Se estiver com o CPF negativado, busque oportunidades como o Serasa Limpa Nome, plataforma de renegociação de dívidas que oferece descontos de até 90%.
Tenha cautela ao simular crédito
Fazer muitas solicitações de crédito (como cartões ou empréstimos) em pouco tempo pode prejudicar o Score em até 6% da pontuação. O mercado pode interpretar esse movimento como uma necessidade urgente de crédito.
Pelo Serasa Crédito, porém, é possível simular gratuitamente as opções de crédito sem redução do Serasa Score.
Depois de contratar um empréstimo a pontuação também pode reduzir, já que a renda do consumidor passa a estar mais comprometida.
Atualize o cadastro na Serasa
Manter os dados pessoais atualizados no cadastro da Serasa é positivo para o fator chamado “evolução financeira”, que entra no cálculo do Serasa Score com peso de 6%. Esse item leva em conta o relacionamento do cliente com o mercado de crédito.
Além do cadastro atualizado, é o tempo de relacionamento com as empresas que terá peso neste item. Também por isso, consumidores jovens podem levar algum tempo para construir um Score alto, devido à falta de histórico para análise.
Acione a Conexão Bancária
A Conexão Bancária é uma funcionalidade disponível na versão 3.0 do Serasa Score, lançada em agosto de 2023. Ela permite que um cliente compartilhe com o banco de dados da Serasa informações sobre suas contas bancárias, como o saldo, extrato e movimentações.
Ao conectar esses dados, o cálculo do Serasa Score consegue ser mais assertivo, o que pode fazer a pontuação aumentar.
Todos os dados concedidos a partir da Conexão Bancária estão protegidos pelas medidas de proteção que seguem os requisitos da ISO27001, padrão de segurança internacional adotado em diversos bancos digitais. Então a Conexão Bancária com a Serasa é totalmente segura.
Para fazer a conexão, é necessário inserir a senha do aplicativo bancário – uma senha utilizada apenas para a visualização das informações bancárias. Então, com autorização do consumidor, a Serasa acessa as informações no modo leitura e capta dados transacionais históricos e atuais, sem afetar as operações.
Ou seja: a Serasa não pode nem tem a capacidade de realizar transferências, saques ou qualquer transação na conta conectada. A Serasa também nunca solicita senhas ou informações para realizar transações financeiras.
Leia também | Serasa Score 3.0: é seguro fazer a Conexão Bancária?
A consulta ao próprio Score é rápida e gratuita – e pode ser feita quantas vezes o consumidor desejar. É inclusive recomendável acompanhar com regularidade a pontuação, mesmo que não esteja com planos de fazer um empréstimo ou financiamento.
A pontuação funciona como um termômetro do comportamento financeiro perante o mercado e indica quais fatores podem ser melhorados.
Para consultar, siga o passo a passo:
Data de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20247 minutos de leitura
Data de publicação 13 de novembro de 20244 minutos de leitura