Qual o score necessário para financiar uma moto? entenda como ...
Qual o score necessário para financiar uma moto? entenda como funcionaData de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Publicado em: 28 de maio de 2024
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Para saber como é calculado o Score da Serasa, é preciso entender quais são os critérios levados em consideração nos cálculos. No Serasa Score, existem quatro critérios e cada um tem um peso diferente na pontuação. Se, por exemplo, pagar as contas em dia tem um alto peso na pontuação, consultas frequentes ao CPF têm um peso menor e afetam apenas temporariamente a pontuação.
Entenda neste artigo como funciona esse cálculo em detalhes.
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1000. Ele é atualizado constantemente com base no momento financeiro do consumidor, cujos dados são ligados ao CPF.
O Serasa Score é utilizado por empresas e instituições financeiras na hora de conceder crédito e outros serviços, como um dos critérios de análise de crédito.
Pagar contas em dia, não ter o nome negativado e manter um bom relacionamento com as instituições financeiras são exemplos de fatores que afetam positivamente o Score.
O Serasa Score é calculado levando em consideração quatro fatores, com pesos percentuais diferentes.
O fator de maior peso no Serasa Score leva em conta as informações do Cadastro Positivo sobre pagamentos de contas (novas e também finalizadas nos últimos 12 meses) atreladas ao CPF.
Como melhorar a pontuação com base nesse fator? Manter o Cadastro Positivo ativo e atualizado gratuitamente e pagar todas as contas assumidas em dia.
O segundo fator de maior peso é o registro das dívidas pagas ou pendentes de quitação na base da Serasa.
Como melhorar a pontuação com base nesse fator? Evitar que uma dívida seja negativada ou, caso isso aconteça, negociá-la para quitá-la o quanto antes.
Quando empresas e instituições financeiras realizam consultas ao CPF do consumidor antes de conceder crédito no mercado ou realizar negócios. Essas consultas também podem impactar temporariamente a pontuação de crédito quando feitas em excesso num curto espaço de tempo, pois isso pode indicar que a pessoa está precisando de crédito com urgência.
Solicitar crédito com equilíbrio, evitando, se possível, muitas simulações diferentes em pouco tempo sem necessidade. Porém, no Serasa Crédito é possível fazer simulações gratuitas sem afetar o Serasa Score.
O tempo de relacionamento com o mercado de crédito e participação em empresas também podem pesar em 6% na pontuação.
É por isso que muitas vezes jovens consumidores que estão recém construindo seu histórico de crédito podem ter mais dificuldade em alcançar um Score alto. Além desse fator, há menos informações no Cadastro Positivo para contribuir positivamente para a pontuação. Porém, com o tempo e conforme mais informações vão chegando, e a tendência é a pontuação aumentar, acompanhando a evolução e os bons hábitos financeiros.
Como melhorar a pontuação com base nesse fator? Manter os bons hábitos financeiros ao longo do tempo e os dados sempre atualizados na Serasa.
Leia também | Guia completo do Serasa Score 3.0
Leia também | Qual Score é bom para financiamento?
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
Data de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20247 minutos de leitura
Data de publicação 13 de novembro de 20244 minutos de leitura