Comprar online: vantagens e desvantagens dessa tendência
Da conveniência ao acesso a uma variedade de produtos, há muitos benefícios em comprar online. Confira as vantagens e desvantagens dessa prática.
Autor: Fabiana Ramos
Atualizado em 15 de março de 2023
Desde o início da pandemia de covid-19, as compras online aumentaram em todo o mundo, e não foi diferente no Brasil. Empresas locais começaram a oferecer aos consumidores a opção de comprar produtos como mantimentos e refeições para entrega em domicílio.
Por conta das vantagens, cada vez mais pessoas preferem comprar online hoje em dia. Um levantamento feito no fim de 2022 pela plataforma de atendimento Octadesk e a empresa de pesquisa Opinion Box mostrou que 61% dos brasileiros compram mais pela internet que em lojas físicas.
As razões para essa mudança de comportamento, de acordo com a pesquisa, são os preços mais baixos, a praticidade de não precisar sair de casa e as promoções que só se encontram na internet.
Apesar das facilidades do comércio online, é preciso colocar na balança se essa modalidade de compra traz impactos positivos na sua vida financeira. Praticidade não deve virar sinônimo de gastos desnecessários. Confira os prós e contras e veja se comprar online é a melhor opção para o seu perfil de consumo.
Assista | Como comprar online com segurança
Vantagens de comprar online
Praticidade
• As lojas online estão abertas 365 dias por ano, 24 horas por dia. Isso permite fazer compras à vontade a qualquer hora, dia ou noite, de onde estiver. Dessa forma, evitam-se locais muito cheios, filas, procura de vaga em estacionamento e gastos com combustível ou transporte público.
• É mais rápido encontrar o que se procura na internet que ir de prateleira em prateleira ou de loja em loja.
• É a forma ideal de comprar e enviar presentes, principalmente para familiares e amigos que moram longe.
Maior oferta de produtos
• Há maior variedade de produtos, pois as lojas online não são restritas por espaço. Assim podem oferecer maior variedade de tamanhos, cores, estilos, marcas e produtos. Muitas vezes, itens recém-lançados estão disponíveis na internet antes de chegar às lojas físicas. O comércio online também ampliou muito a oferta de produtos para as pessoas que vivem longe dos grandes centros urbanos.
Economia
• Em várias ocasiões o produto é mais barato, pois às vezes ofertas especiais estão disponíveis exclusivamente para compradores online.
• É mais fácil comparar preços de um mesmo item em diferentes fornecedores. Facilita também a comparação de marcas e modelos. Às vezes avaliações e classificações de outros compradores em relação a um produto estão disponíveis para ajudar o consumidor na escolha.
• Não há pressão da equipe de vendas para tentar convencer o consumidor a comprar produtos que ele não quer ou não precisa.
Privacidade
• A privacidade é protegida quando o consumidor não deseja que outras pessoas vejam suas compras, como lingerie, produtos íntimos ou presentes.
Segurança
• O consumidor sempre recebe um comprovante eletrônico de pagamento das compras, o que facilita o registro das transações.
• É possível acompanhar o status do pedido e da entrega de suas compras até que elas cheguem ao destino.
• Nas compras online é possível desistir dos produtos até 7 dias depois da entrega, com a devolução do dinheiro, por qualquer razão. A exceção são itens perecíveis e de consumo imediato.
Desvantagens de comprar pela internet
Atrasos e custos de envio
• Nem sempre o consumidor recebe as compras no prazo. Devido a imprevistos, itens são perdidos, danificados ou entregues no endereço errado. Isso pode causar frustração e contratempos, especialmente se o consumidor precisar de algo com urgência ou quiser que a compra seja entregue a tempo para uma ocasião, como um presente de aniversário. Além disso, é preciso sempre acrescentar o valor do frete na conta.
Risco de fraudes
• Um perigo da compra online é deixar o consumidor mais vulnerável a fraudes e golpes. Isso inclui clonagem de cartão de crédito e outras formas de fraude, como uso indevido de dados bancários, phishing, roubo de identidade, venda de produtos piratas e sites falsos.
• Para evitar fraudes na internet, é preciso tomar cuidados essenciais para comprar online. É aconselhável escolher uma loja virtual conhecida, ou indicada por alguém que já realizou alguma compra nela. Verifique também se no site de compra constam todos os dados necessários para a localização do fornecedor, como nome empresarial, CNPJ e endereço.
Incentivo ao consumo
• O usuário pode ficar tentado a passar muito tempo na internet com pesquisas desnecessárias de produtos que ele nem precisa. A praticidade de poder comprar em poucos cliques, a qualquer hora, também pode levar as pessoas a comprar por impulso.
Não é possível experimentar
• Muitas vezes não se sabe ao certo o que vai receber. É difícil tomar uma decisão sobre qualidade, tamanho, textura, peso ou cor de um item com base em uma foto. Também não há como ter certeza se uma peça de roupa ou um sapato servirá bem.
Comunicação distanciada
• Muitas empresas não contam com um bom Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para resolver problemas no pós-venda.
• Não há interação com a equipe de vendas, impossibilitando ao consumidor receber mais informações sobre o produto ou negociar descontos.
• Pode ser difícil trocar produtos ou receber o dinheiro de volta. Muitas vezes o procedimento é complicado e a embalagem e o envio ficam por conta do consumidor. Apesar de ser um direito previsto em lei, algumas empresas não têm uma boa política de reembolso ou troca.
• O consumidor perde o contato social e o prazer de uma experiência de compra física. A maneira tradicional de fazer compras é mais sensorial, dá acesso a aromas, sons, interação pessoal e até um bom café depois.
É necessário cartão de crédito para comprar online?
O cartão de crédito é uma das formas mais práticas para comprar online, mas não a única. Quem não tiver limite disponível ou preferir pagar à vista normalmente também tem a possibilidade de emitir um boleto ou até mesmo fazer o pagamento via Pix.
Entretanto, se a sua compra for feita em um site estrangeiro, será preciso ter um cartão de crédito internacional para efetuar o pagamento.
Fique atento ao uso do cartão de crédito
Quem tem o hábito de fazer compras online com cartão de crédito precisa estar atento para não ultrapassar os limites de orçamento e pagar a fatura em dia. Com o uso consciente do cartão, é possível até mesmo melhorar o Serasa Score.
O Serasa Score é a pontuação de crédito que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar suas contas em dia. Quanto mais alta for a pontuação, maior a chance de conseguir crédito. Um dos fatores mais importantes para o histórico do consumidor é o pagamento em dia.
Não é preciso ter um cartão de crédito para ter boa pontuação, mas usar o cartão com cuidado e responsabilidade pode ter um impacto positivo no Score. Isso porque o pagamento em dia das faturas gera informações para o Cadastro Positivo, responsável por mais de 50% do peso da pontuação.