Compras coletivas: entenda a força dessa forma de consumo
As compras coletivas são uma prática de compras online em que vários compradores se unem e adquirem um produto específico com desconto. Saiba mais!
Autor: Fabiana Ramos
Publicado em 21 de outubro de 2022
As compras em grupo – também conhecidas como compras coletivas ou comunitárias – aproveitam o poder de compra de várias pessoas reunidas para reduzir o custo de cada item. Essa prática de comércio eletrônico é benéfica para todas as partes envolvidas. Os consumidores ganham desconto nas compras, e os comerciantes movimentam muitos produtos em uma única transação, atraindo novos clientes sem tantos custos.
A compra coletiva normalmente acontece de duas maneiras. Uma é por meio de organização casual. As partes interessadas se reúnem e agendam a compra de um produto, em nome de alguém que assume a responsabilidade sobre a compra.
Esses indivíduos geralmente pertencem às mesmas comunidades – locais físicos como bairros e prédios de apartamentos ou espaços digitais como grupos e fóruns. Alguns grupos informais podem eventualmente se transformar em uma espécie de “consórcio” que intermedia um acordo com os comerciantes para o benefício de seus membros.
O segundo método é por meio de sites e aplicativos que ofertam produtos com preços atrativos para compras coletivas. Caso o produto tenha um número mínimo de compradores dentro de um prazo previamente estipulado, a compra pode ser realizada.
Os próprios clientes são os responsáveis pela propaganda do negócio, uma vez que têm interesse que a promoção seja ativada. É comum também ver influenciadores ou líderes de opinião usando as mídias sociais e outras plataformas a fim de reunir seguidores para uma compra coletiva.
Vantagens e desvantagens das compras coletivas
Existem vantagens para o consumidor que participa de compras coletivas:
• os produtos podem chegar a ter 90% de desconto;
• existe a possibilidade de consumir um produto ou serviço que normalmente estaria fora do alcance orçamentário;
• sites e aplicativos exibem ofertas locais, conforme cada região;
• o prazo da oferta normalmente é estendido e não há necessidade da compra por impulso;
• o cliente recebe as ofertas diretamente no e-mail.
Só é preciso tomar cuidado com a segurança desses sites e adotar precauções com as compras online sempre é recomendado.
Para as empresas, a compra coletiva é, acima de tudo, uma ferramenta de marketing muito útil, pois promove o reconhecimento da marca de maneira direcionada a um grande público.
A localização dos consumidores ajuda não apenas a promover seus negócios, mas também a conquistar clientes fiéis.
Se o negócio já está estabelecido, o poder de marketing da compra coletiva pode ser usado para lançar e promover novos serviços e produtos.
Mas nem só de vantagens vive o mundo das compras coletivas!
A maioria das reclamações dos clientes diz respeito ao “falso desconto”, que acontece quando o estabelecimento tem um produto/serviço por determinado valor e quando anuncia no site ou aplicativo aumenta o valor e depois concede o desconto, maquiando a promoção.
Existem queixas também de tratamento diferenciado para o cliente que compra o produto ou serviço da oferta, quando comparado com o produto ou serviço oferecido fora da promoção.
As empresas precisam entender que seus lucros podem ser prejudicados inicialmente, uma vez que os produtos ou serviços são oferecidos com desconto. As compras coletivas, em um primeiro momento, devem ser encaradas como uma forma de publicidade, e não de ganhar dinheiro imediato.
Devem também estar preparadas e cientes de que sites de compras coletivas muitas vezes resultam em um grande fluxo de tráfego e customização. Se o atendimento ao cliente falhar, a reputação da empresa poderá acabar prejudicada.
Compras coletivas e consumo consciente
O consumo consciente nada mais é que um conjunto de decisões tomadas para beneficiar ou limitar o impacto no meio ambiente ou na sociedade. Toda decisão sobre o que comprar, quanto comprar, quanto consumir e como descartar tem impacto direto no meio ambiente e na sociedade.
Sabendo disso, empresas preocupadas com o impacto que geram precisam descobrir o poder que existe nos sites e aplicativos de compras coletivas. Imagine um grupo de pessoas interessadas em consumir de empresas de alimentos, cosméticos e produtos farmacêuticos naturais que se comprometeram a proteger a biodiversidade em suas práticas? Seria maravilhoso!
A jornada do consumo consciente é conjunta entre consumidores e empresas. O consumo consciente torna-se mais fácil à medida que as práticas responsáveis são mais amplamente adotadas no nível empresarial; no entanto, a adoção desses padrões depende da demanda do consumidor.
Como comprar com consciência pode ajudar no Score?
É incrível, mas comprar com consciência pode ajudar no seu Serasa Score. O que uma coisa tem a ver com a outra?
É fácil acumular coisas, mesmo sem muito dinheiro. E o consumo consciente não é apenas ser um pouco “mais verde”, ou seja, preocupado com o meio ambiente. Precisamos nos questionar também como – e quanto – consumimos e se aquilo que queremos comprar é realmente necessário, se precisamos estar sempre comprando ou se podemos esperar mais por essas compras, ainda que o valor esteja atrativo.
Precisamos nos desafiar a pensar duas vezes sobre nossos hábitos de compra. Não é porque está barato que precisamos comprar. Parte do benefício é economizar dinheiro, mas também a viver com menos desperdício.
Quando compramos menos, não só o planeta, mas também o nosso bolso agradece. Se compramos menos, a tendência é nos mantermos dentro do orçamento. Com o orçamento sob controle, conseguimos também pagar as contas em dia. E pagar as contas em dia é um dos fatores que fazem o Score aumentar.
Então, que tal pensar mais sobre essa questão?
O Serasa Score é uma pontuação de crédito que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto mais alta for a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito. A Serasa tem o melhor aplicativo para consultar o Score.
Para consultar o seu Serasa Score, siga o passo a passo:
• Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
• Faça o login.
• Pronto! Depois de fazer o login, seu Score aparecerá na tela.