Consórcio contemplado: carta de crédito em mãos!

Por sorteio ou lance, o consórcio contemplado oferece a garantia de que o valor da cota estará disponível para ser utilizado. Confira!

carros concessionária


Autor: Fabiana Ramos

Publicado 25 de outubro de 2022

Muito popular no Brasil, o consórcio é uma ferramenta financeira que une um grupo de pessoas interessadas em comprar um bem ou pagar por algum serviço (automóvel, imóvel, viagem, cirurgia estética) por meio de autofinanciamento.  

É como se fosse uma “vaquinha”: cada um contribui com um valor para a compra de um “objeto de desejo”. Pelo fato de o grupo usar dinheiro próprio, e não emprestado por meio de crédito para imóvel, por exemplo (como em um financiamento), o consórcio não tem juros, mas tem taxa de administração, fundo de reserva, seguro. 

Continue a leitura e veja como funciona um consórcio contemplado.

Como é formado o consórcio contemplado

As pessoas interessadas em adquirir um bem ou serviço em um consórcio contribuem, por um período, com uma quantia destinada à criação de um fundo comum para todos os membros do grupo. Esse fundo costuma ser chamado de “poupança conjunta”. Depois que os consorciados são sorteados, ou têm seus lances contemplados, usam parte desse fundo para comprar o bem ou serviço objeto do consórcio. 

Então, caso o consorciado entre em um consórcio de imóvel, quando for contemplado precisará pegar aquela carta de crédito para comprar um imóvel. Se ele faz um consórcio de moto, quando for contemplado, precisará usar a carta de crédito para comprá-la, e assim por diante. A carta de crédito não pode ser usada para outra finalidade a não ser para a compra do bem ou serviço estipulado no consórcio. 

É certo que o consorciado pode preferir o recebimento em em vez da carta de crédito, mas algumas regras específicas devem ser respeitadas, como estar em dia com as parcelas e aguardar o prazo estabelecido em contrato. 

O que é a carta de crédito

É o documento que o consorciado recebe quando é contemplado ou quando seu lance é aceito. Ela funciona como se fosse um voucher, um vale-compras.  

É uma espécie de garantia que comprova que o titular tem um valor em dinheiro para poder efetuar a compra.  

A carta de crédito é emitida pela própria empresa administradora do consórcio e uma de suas vantagens é que ela contribui para o poder de negociação do consorciado na hora da compra. Com a carta na mão, ele pode negociar descontos como se estivesse pagando pelo bem ou pelo serviço à vista. 

Como funciona o consórcio contemplado ou a carta de crédito contemplada

Existem duas maneiras de se obter o bem ou o produto objeto do consórcio. Cada consorciado recebe uma cota, que pode ser contemplada por sorteio ou lance.  

A contemplação por sorteio, como o próprio nome diz, ocorre quando o consorciado é sorteado. Todos aqueles que estão em dia com o pagamento de suas contribuições têm as mesmas chances de serem sorteados. 

O sorteado terá acesso à carta de crédito contemplada para a compra do bem ou serviço desejado. Porém, deverá continuar pagando as parcelas desse consórcio até ele chegar ao fim do prazo estipulado no contrato. 

Além do sorteio, existe também o lance. Cada consorciado pode oferecer um lance, que é um valor proposto à empresa administradora do consórcio para antecipar o pagamento de prestações futuras e com essa antecipação ter acesso à carta de crédito. Essa antecipação funciona como uma amortização em um financiamento. 

Não acontece em todos os consórcios, mas normalmente num consórcio de imóvel o consorciado pode até mesmo utilizar o saldo do FGTS para oferecer como lance. 

Então, dependendo do tamanho do consórcio, da pontualidade do pagamento feito pelos consorciados, do valor dos lances oferecidos, a cada mês várias cartas de crédito podem ser disponibilizadas para os participantes comprarem o bem desejado. 

O Score influencia a participação do consórcio?

De certa maneira, sim. Quando alguém demonstra interesse em participar de um consórcio, é necessário entregar alguns documentos à empresa que o administra. 

Essa empresa fará uma análise de crédito do interessado. Ela avaliará a capacidade de pagamento das parcelas, examinará a renda e o histórico de consumo. Tudo isso para garantir a saúde financeira da operação. Assim, cabe à administradora avaliar se essas pessoas terão a capacidade de cumprir o contrato, minimizando os riscos para o grupo. 

E mais: essa análise é feita tanto no ingresso do interessado no consórcio quanto no momento da contemplação por sorteio ou lance. E isso porque, mesmo quando contemplado, o consorciado não fica isento do pagamento das demais parcelas. 

Resumindo: o motivo da análise de crédito, seja em que época for, é verificar se existe capacidade de arcar com as parcelas. 

Em razão disso, o recomendado é cuidar bem da saúde financeira, uma vez que nosso comportamento com as finanças tem influência no Score. Seja para fazer um financiamento de veículo, seja para tomar um empréstimo ou até mesmo solicitar cartão de crédito, o Serasa Score é um parâmetro importante na decisão da empresa que concede crédito e no valor pretendido.  

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito. 

• Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

• Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site. 

• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 

• Faça o login.  

Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.