O que significa Score? Entenda tudo sobre o cálculo ...
O que significa Score? Entenda tudo sobre o cálculoData de publicação 19 de fevereiro de 20258 minutos de leitura
Atualizado em: 10 de janeiro de 2025
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 12 minutosTexto de: Time Serasa
Você sabe como consultar Score para financiamento? Seja para adquirir um imóvel, um automóvel ou qualquer outro bem de valor alto, a maior parte dos brasileiros escolhe parcelar a compra por meio de um financiamento.
Sabendo que o Serasa Score é uma das informações avaliadas pelas instituições financeiras para aprovar crédito, alguns consumidores já procuram verificar antes como está a pontuação, na tentativa de avaliar quais são as suas chances de ter o financiamento liberado.
Antes de solicitar crédito, consultar o seu Score é uma forma de acompanhar como está a sua reputação no mercado, ou seja, entender como as instituições financeiras enxergam o seu perfil de consumidor.
Para checar o Score da Serasa, a orientação é sempre fazer a pesquisa nas plataformas oficiais da Serasa (site ou aplicativo). Fique alerta a mensagens recebidas por WhatsApp ou e-mail – muitos golpistas usam o nome da Serasa para acessar dados de consumidores.
Para responder a essa pergunta, é importante explicar com mais clareza o que é o Score. Primeiro, vale lembrar que toda consulta é gratuita.
O Serasa Score é uma pontuação calculada com base no comportamento financeiro de cada brasileiro. Ela varia de 0 a 1.000 e indica para o mercado quais são as chances de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos meses.
Na prática, para o mercado, quanto maior for o seu Score, menores são as chances de você se tornar um cliente inadimplente. Dessa forma, as possibilidades de você conseguir um empréstimo, cartão de crédito, financiamento ou crediário, por exemplo, também ficam maiores.
O financiamento nada mais é do que um tipo de empréstimo oferecido pela instituição financeira para o cliente, direcionado para a compra de um bem específico. O valor é dividido em parcelas sobre as quais incidem juros.
Antes de aprovar qualquer tipo de crédito, o mercado avalia o perfil financeiro do solicitante para calcular os riscos de emprestar dinheiro a ele. Como já vimos, o Score é sempre calculado com base no comportamento financeiro do consumidor e dá ao mercado uma boa noção sobre como ele lida com as contas.
Com esse recurso, as instituições financeiras conhecem melhor o cliente e entendem qual a probabilidade de obter prejuízo naquela operação. Além do Score, as empresas também podem considerar outros fatores para aprovação.
A Caixa Econômica Federal, assim como qualquer banco ou instituição financeira, realiza uma consulta sobre o Score do cliente antes de aprovar qualquer modalidade de crédito.
Principalmente quando o produto procurado é o financiamento imobiliário que, por se tratar da compra de um bem de alto valor, tem uma análise de crédito minuciosa e mais demorada.
Lembre-se que para os bancos o Score é seu cartão de visita, espelho das suas atividades e comportamentos financeiros. Cuidar dele é fundamental para ter acesso aos melhores créditos e condições do mercado.
Infelizmente, sim. Como já citamos, para oferecer crédito, as empresas sempre fazem uma análise antes. O objetivo dessa etapa é, basicamente, entender os riscos envolvidos na operação.
Os critérios avaliados variam de uma instituição para outra, mas normalmente são analisados três pontos: o perfil financeiro do solicitante, a renda mensal e o seu relacionamento com a empresa credora e o mercado (histórico de pagamentos e movimentações financeiras).
Não é possível afirmar qual a pontuação mínima necessária, porque cada instituição financeira define seus próprios critérios para aprovar crédito. Além disso, é importante reforçar que o Score não é a única informação avaliada pelos bancos e financeiras.
Portanto, a sua pontuação de crédito, de forma isolada, não é suficiente para que as empresas decidam se vão liberar ou não um financiamento. As políticas internas das instituições também têm uma grande influência nessa análise. Enquanto algumas são mais flexíveis, outras são mais rígidas e preferem se expor menos aos riscos.
É preciso entrar em contato diretamente com as instituições financeiras. Por exemplo: vamos supor que você queira contratar um financiamento de imóvel e faça duas simulações, uma no banco A e outra no banco B. Os dois bancos pedem seus comprovantes de renda e alguns dados pessoais, mas, depois da análise de crédito, os resultados são bem diferentes.
Enquanto o banco A aprovou um financiamento correspondente a 80% do valor da casa, o banco B liberou apenas 60%. Isso quer dizer que, provavelmente, o banco B adota políticas de crédito mais rígidas.
Mesmo que seu Score Serasa apareça igual para todas as empresas, você poderá encontrar condições distintas em lugares diferentes — o que reforça a importância de comparar diversas ofertas antes de fechar negócio.
Não existe uma receita ou método que faça sua pontuação de crédito ganhar muitos pontos rapidamente. A única maneira de aumentar o Score na hora é ao pagar uma dívida no Pix pelo Serasa Limpa Nome.
Quando seu CPF está inscrito em uma lista de inadimplência, limpar o nome é uma forma de aumentar a pontuação de crédito. Se a negociação for feita pelo Serasa Limpa Nome e a dívida for paga no Pix, o Score sobe na hora.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 19 de fevereiro de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 19 de fevereiro de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 19 de fevereiro de 20258 minutos de leitura