Fatura de cartão: cuidados e dicas para pagar em dia

A fatura do cartão é uma das principais contas que devemos pagar todo mês. Entenda tudo sobre a fatura do cartão de crédito, como emitir e pagar em dia.

Mulher segurando faturas e sorrindo para elas


Autor: Ketlin Petry

Publicado em 09 de novembro de 2022

Quem está iniciando a vida financeira com a contratação do primeiro cartão de crédito pode ter muitas dúvidas em relação a essa forma de pagamento. Neste artigo vamos tratar dos principais cuidados e dicas para manter o pagamento da fatura de cartão em dia. 

Até mesmo pessoas mais experientes no assunto cartão de crédito podem ter dúvidas, porque novas formas de emissão de boleto apareceram nos últimos anos e sempre há novidades.  

Este conteúdo vai ajudar a sanar as principais dúvidas em relação à fatura do cartão.  

O que é a fatura do cartão?

De forma simplificada, a fatura do cartão nada mais que um extrato de todos os gastos realizados no cartão de crédito no período do mês, incluindo parcelamentos, com detalhes como data, valor e nome do estabelecimento. 

A fatura de cartão é enviada para o correntista no fechamento da fatura. Quando a fatura é fechada, novas compras entrarão apenas na fatura do mês seguinte.  

A depender da instituição financeira e dos filtros aplicados pelo cliente, a fatura pode trazer informações como: 

• detalhes de transações realizadas, tanto de pagamentos quanto de cobranças; 

• devoluções e estornos, mesmo as de compras online feitas com cartão digital; 

• valores mínimo e máximo para pagamento;  

• condições de parcelamento da fatura, se aplicável. 

Como fazer o pagamento

A fatura do cartão pode vir tanto por meios físicos quanto digitais, sendo este último o mais utilizado atualmente pela praticidade. O cliente pode realizar o pagamento da fatura de diversas formas. É possível em alguns casos parcelar a fatura do cartão, mas é preciso muito cuidado, pois os juros podem ser altos e o parcelamento não ser vantajoso. 

O cliente pode ir a uma agência bancária ou lotérica, em posse do boleto da fatura do cartão, e pagar com dinheiro em espécie o valor total da fatura. É possível também pagar por meios digitais.  

Nesses casos, é só acessar o internet banking ou aplicativo da instituição financeira e seguir o passo a passo indicado, de acordo com o banco. É possível pagar com o saldo em conta, gerar boleto, pagar valor mínimo e até mesmo parcelar a fatura do cartão. 

Como escolher a melhor data para a fatura chegar

Como escolher a melhor data para a fatura chegar 

A data de fechamento de uma fatura normalmente é diferente da do vencimento. Normalmente a fatura fecha entre 5 e 10 dias antes do vencimento, sendo mais comum 7 dias.  

Logo após o fechamento da fatura, o consumidor tem até o vencimento para pagar a fatura sem a incidência de juros – o temido rotativo do cartão.  

É muito importante escolher uma data de vencimento que seja logo após o recebimento do salário, para não passar por dificuldades ao pagar a fatura nem comprometer as finanças. 

A dica é acompanhar e controlar os gastos, evitando gastar no cartão de crédito valores acima da capacidade de pagamento. Muitos bancos oferecem soluções em que o usuário do cartão pode limitar o crédito, o que ajuda a evitar gastos acima do adequado para cada perfil. 

Qual é o valor total e mínimo da fatura?

O valor total a ser pago da fatura é justamente o valor gasto no período. Ainda assim, algumas instituições financeiras permitem antecipar faturas. O valor mínimo é cerca de 15% do valor da fatura, estabelecido pelo banco. 

Leia também | Dívida de cartão de crédito: o que pode acontecer se eu não pagar? 

Deve-se tomar cuidado ao pagar apenas o valor mínimo da fatura, pois isso leva à cobrança de juros rotativos do cartão.  

Essa modalidade só é recomendada quando o consumidor não tem o dinheiro no momento do vencimento da fatura mas conseguirá pagar a integralidade da fatura no vencimento seguinte. 

Assista | Pagamento mínimo da fatura do Cartão de Crédito - Serasa Ensina 

Pagando o mínimo da fatura, o banco restringe o limite de crédito, liberando apenas um valor proporcional ao que foi quitado. Além disso, o não pagamento da fatura pode causar bloqueio do cartão e inscrição do CPF em serviços de proteção ao crédito, como a Serasa.

Como adiantar o pagamento da fatura? Vale a pena?

Adiantar o pagamento da fatura significa antecipar o valor de compras parceladas para a fatura em aberto, abatendo valores de faturas futuras. Essa prática libera o crédito que estava comprometido no parcelamento, recuperando o poder de endividamento no cartão. 

Diversos bancos permitem o adiantamento de faturas, mas essa prática nem sempre vale a pena. É preciso considerar a realidade de cada pessoa.  

Se você está planejando parcelar alguma compra maior e precisa de crédito disponível para isso, talvez valha a pena adiantar o pagamento da fatura. Além disso, alguns bancos oferecem descontos ao antecipar valores da fatura do cartão de crédito, o que pode ser ainda mais atrativo. 

É fundamental não comprometer as finanças ao antecipar valores de fatura e ficar sem dinheiro para outras despesas. Muitas vezes apenas controlar os gastos e pagar as faturas em dia é mais saudável que adiantar o pagamento da fatura. 

Cartão de crédito com Score baixo

Diversos motivos podem levar uma pessoa a ficar com o Serasa Score baixo. O Score é uma informação muito utilizada por empresas para avaliar a saúde financeira de alguém que solicita crédito. 

Assista | Tudo sobre a atualização do Serasa Score 

Ter crédito aprovado certamente é mais fácil para quem não está negativado e tem um bom Score, mas a situação contrária não impede a aprovação. Confira o artigo Cartão de crédito aprovado com score baixo: é possível? para entender melhor como ter acesso a cartão de crédito mesmo com o Score baixo. 

Conheça o Serasa Score

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar suas contas em dia. Quanto mais alta a pontuação, maior a chance de conseguir crédito. 

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

• Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site. 

• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 

• Faça o login.  

• Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.