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Meu Score caiu 200 pontos do nada, por quê?

Saiba identificar o que pode ter reduzido a sua pontuação e entenda quais ações adotar para aumentar o Score.

Publicado em: 29 de outubro de 2024

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 11 minutos

Texto de: Time Serasa

celular com o aplicativo da Serasa aberto no score

“Meu Score caiu 200 pontos do nada, o que aconteceu”? Se esta é a sua dúvida, é importante entender como funciona o Serasa Score para identificar o que pode ter ocorrido.

A pontuação de crédito da Serasa é um reflexo das decisões financeiras do consumidor, e não muda sem motivo. Por isso, uma redução dos pontos estará sempre conectada a um fato recente. Saiba identificar o que pode diminuir o Score e como reverter este cenário.   

Assista | Conheça o Serasa Score versão 3.0

O que é o Serasa Score?

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, usada para avaliar a saúde financeira de um consumidor. Os pontos vão de 0 a 1.000 e indicam para o mercado as chances de uma pessoa cumprir com os compromissos financeiros.

A pontuação não é um número sempre fixo: ao longo das semanas ou meses ele pode ir mudando, para mais ou para menos, de acordo com o cálculo feito periodicamente pela Serasa. Tudo vai depender do momento financeiro do consumidor. Alguns comportamentos tendem a reduzir o Score, outros têm potencial de elevar a pontuação.

Meu Score caiu 200 pontos do nada, por quê?

Como o Serasa Score é um reflexo do momento financeiro, é importante entender que ele nunca cai “do nada”: há sempre uma razão para a queda dos pontos. O que pareceu ter acontecido de repente pode ser resultado de uma decisão financeira tomada meses atrás, que pode até ter sido esquecida pelo consumidor.

A pontuação do Score é divida em quatro faixas, e uma redução de 200 pontos provavelmente significa uma queda de classificação. Confira como é feita a divisão:

Pontuação Classificação
0 a 300 Muito baixo
301 a 500 Baixo
501 a 700Bom
701 a 1.000 Excelente

O que pode fazer o Score cair

Cada caso é único – um consumidor pode ter o Score reduzido por estar negativado, outro por ter o hábito de atrasar as faturas do cartão, por exemplo. Ao conhecer os principais fatores que reduzem a pontuação, é possível identificar o que pode ter feito o seu Score baixar 200 pontos:

Fazer muitas simulações de crédito

Mesmo que nenhum cartão ou financiamento seja contratado, o excesso de simulações e consultas em um curto espaço de tempo pode prejudicar o Score. O sistema interpreta isso como uma necessidade urgente de crédito.

Pagar as contas com atraso

Um dos fatores que mais pesam na construção de um bom Score é o compromisso com o crédito e a pontualidade no pagamento de faturas. Quem está sempre pagando em atraso transmite menos segurança ao mercado.

Contratar um empréstimo

Quando um novo crédito é contratado, como empréstimo ou financiamento, o Score tende a reduzir por um tempo. Isso acontece porque por um período a capacidade de novos comprometimentos financeiros fica reduzida.

Ter o nome negativado

Nome inscrito no cadastro de inadimplência ou com outras pendências influencia diretamente no Serasa Score. Afinal, quem já tem uma dívida em aberto tem mais probabilidade de não pagar novas contas.

Pedir a exclusão do Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne informações financeiras e histórico de bom pagamento de faturas. O consumidor tem o direito de solicitar a exclusão dos seus dados deste cadastro, mas isso não é recomendado pela Serasa. A exclusão pode prejudicar o Score a longo prazo, já que as informações do Cadastro Positivo são o fator que mais tem peso no cálculo da pontuação.

Como recuperar a pontuação do Score?

Ao identificar o que reduziu a sua pontuação, é possível revertê-la pouco a pouco mudando os comportamentos que estão prejudicando o Score. Para cada fator de redução, existe um “antídoto”, que deve ser praticado com consistência.

Vale lembrar que as mudanças nunca ocorrem do dia para a noite nem é possível prever em quanto tempo a pontuação voltará a subir. O importante é adotar bons hábitos financeiros e mantê-los.

  • De forma geral, o Score tende a aumentar com as seguintes ações:

  • ●     Pagar as contas sempre em dia.
  • ●     Manter o nome limpo.
  • ●     Aguardar pelo menos três meses entre um pedido e outro de crédito.
  • ●     Manter o Cadastro Positivo ativo.
  • ●     Atualizar os dados no cadastro da Serasa.

Quer saber exatamente por que o Score caiu? Conheça o Diagnóstico Financeiro

A Serasa oferece uma funcionalidade para quem quer saber exatamente o que está prejudicando a sua pontuação de crédito. O Diagnóstico Financeiro é um relatório personalizado, que avalia o histórico financeiro do consumidor nos últimos 12 meses.

A avaliação traz dicas práticas de como aumentar o Score para cada caso analisado, com recomendações de especialistas da Serasa. O relatório é um serviço pago e pode ser solicitado por R$9,99 na plataforma da Serasa.

Vale lembrar que o Diagnóstico Financeiro indica caminhos, mas não garante o aumento automático da pontuação. O que de fato muda o Score é a mudança de comportamento e adoção de novos hábitos.

Acompanhe seu Score na plataforma da Serasa

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito. 

  • Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 
  • ●     Faça o login com CPF e senha.  
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela. 
Celular mostrando a carteira digital Serasa

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