O que significa Score? Entenda tudo sobre o cálculo ...
O que significa Score? Entenda tudo sobre o cálculoData de publicação 19 de fevereiro de 20258 minutos de leitura
Atualizado em: 10 de fevereiro de 2025
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 14 minutosTexto de: Time Serasa
Por que meu Score baixou? Se você chegou até aqui com esta questão, deve estar preocupado por ter se deparado com uma pontuação menor e aparentemente sem motivo.
Entretanto, o Serasa Score nunca muda sem razão: ele é o reflexo do comportamento financeiro recente. Além disso, a pontuação pode ter se ajustado à nova forma de cálculo da Serasa. Entenda como funciona o cálculo para saber por que o Score pode cair em alguns momentos e conheça as ações para voltar a elevar os pontos.
O Serasa Score é uma pontuação de crédito individual, para cada consumidor com CPF, consultada pelas empresas antes de liberar crédito, como empréstimos ou financiamentos. O Score vai de 0 a 1.000 e esta pontuação indica ao mercado quais as chances de uma pessoa pagar as contas em dia nos próximos meses.
Por isso, quem já tem dívidas costuma ter dificuldade em conseguir crédito no mercado. O uso desta ferramenta evita o aumento da inadimplência, o que é positivo para os usuários, para as empresas e para a economia do país de forma geral.
Afinal, o que faz meu Score cair? O resultado do Score de cada pessoa respeita uma fórmula aplicada pela Serasa, calculada por inteligência artificial a partir de modelos estatísticos baseados em dados. A pontuação é fluida e sempre acompanha o comportamento financeiro do usuário. É natural e esperado que o Score aumente ou reduza em alguns momentos, já que as finanças estão sempre em movimento.
É importante ter em mente que o Score nunca cai “do nada”. O mais comum é que o usuário não relacione ações recentes ao impacto no cálculo. Confira algumas razões que podem causar uma queda na pontuação:
A cada novo contrato, como empréstimo, parcelamento em loja ou até um cartão de crédito, o Score pode baixar. Contratar crédito significa que, por um período, parte da renda estará comprometida com esse acordo. Ao longo do tempo, se as faturas forem pagas em dia, a pontuação tende a subir novamente.
Fazer muitas simulações de crédito em um curto espaço de tempo pode reduzir a pontuação – mesmo que sejam online e que os contratos não sejam fechados depois. Isso acontece porque cada empresa consulta o CPF do cliente para fazer a oferta, e esse acesso fica registrado. O excesso de consultas é considerado um risco à inadimplência.
Quando uma dívida é negativada, ou seja, inscrita no cadastro de inadimplência da Serasa, o Score também é afetado. O registro de dívidas e outras pendências como cheques sem fundo, protestos e ações judiciais têm um peso de 21% no cálculo do Score.
Mesmo que as contas atrasadas não se transformem em negativação e sejam quitadas poucos dias depois, pagar faturas depois do vencimento prejudica o Score. Um consumidor que paga suas contas sempre em dia, com constância, é considerado um melhor pagador pelo mercado.
Alguns consumidores também podem notar alteração na pontuação depois de janeiro de 2025, para mais ou para menos, com o lançamento do Score em Tempo Real. Nesta data o cálculo passou por uma nova atualização, criada para deixar a pontuação ainda mais precisa – o Score Serasa ganhou um foco mais concentrado em pagamentos e experiência com o mercado.
Nesta transição, é natural que algumas pontuações sofram mudanças na adaptação ao novo modelo, já que os fatores considerados na fórmula ganharam outros pesos. Antes, por exemplo, as consultas ao CPF representavam 6% do cálculo, e agora a busca por crédito corresponde a 12%.
Leia também | Manual do Score: conheça a nova forma de cálculo
O excesso de consultas de instituições financeiras a um CPF pode reduzir a pontuação porque isso é interpretado como uma necessidade urgente de dinheiro. Afinal, um consumidor que busca muitos empréstimos ou cartões indica ter menos capacidade financeira de assumir um novo contrato.
Entretando, a consulta ao própria Score feita pelo usuário na plataforma da Serasa não interfere na pontuação.
A Serasa conta com o Diagnóstico Score, um relatório personalizado que aponta dicas práticas para aumentar a pontuação de crédito, específicas para cada caso. O relatório analisa o histórico financeiro do consumidor nos últimos 12 meses, e é feito por especialistas da Serasa.
O Diagnóstico Score pode ser contratado na plataforma da Serasa, por R$9,99. O serviço identifica os fatores que estão prejudicando o Score e aponta caminhos para melhorar a pontuação. Entretanto, a compra do relatório não garante o aumento automático do Score – os pontos só crescem se o comportamento financeiro mudar.
A pontuação de crédito funciona de forma dinâmica, pois leva em consideração as movimentações financeiras dos consumidores. Além disso, o novo método de cálculo do Score pode causar uma oscilação pontual a partir de janeiro de 2025, em um ajuste à atualização da fórmula.
O Score é dividido em quatro faixas de classificação. Se apesar da oscilação os pontos se mantiverem na mesma faixa, esse movimento não modifica muito o cenário de crédito.
Não é possível definir com exatidão quanto tempo demora para elevar o Score depois de aplicar mudanças no comportamento financeiro – o aumento normalmente não é automático. O importante é manter os hábitos com consistência.
A única forma de aumentar a pontuação na hora é ao pagar uma dívida no Pix pelo Serasa Limpa Nome. Nesse caso, o Score atualiza em tempo real os pontos correspondentes àquela pendência.
Leia também | Seis sugestões práticas para elevar o Score
A pergunta “por que meu Score baixou?” pode ser respondida com a consulta frequente à própria pontuação. Ela é importante para acompanhar as mudanças, entender o que pode ter levado a uma redução e ajudar a aumentar o Score com novos hábitos. O acesso ao Score é gratuito e pode ser feito a qualquer momento pelo consumidor.
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
Data de publicação 19 de fevereiro de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 19 de fevereiro de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 19 de fevereiro de 20258 minutos de leitura