Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Meu Score Caiu Do Nada

Por que meu Score baixou? Entenda as causas

Se a sua pontuação caiu, é importante entender que isso é reflexo de algum comportamento financeiro.

Atualizado em: 10 de fevereiro de 2025

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 14 minutos

Texto de: Time Serasa

Uma empresária irreconhecível usando seu celular enquanto trabalha no escritório

Por que meu Score baixou? Se você chegou até aqui com esta questão, deve estar preocupado por ter se deparado com uma pontuação menor e aparentemente sem motivo.

Entretanto, o Serasa Score nunca muda sem razão: ele é o reflexo do comportamento financeiro recente. Além disso, a pontuação pode ter se ajustado à nova forma de cálculo da Serasa. Entenda como funciona o cálculo para saber por que o Score pode cair em alguns momentos e conheça as ações para voltar a elevar os pontos.

Assista | O que analisar em uma simulação de crédito?

Como funciona o Score Serasa

O Serasa Score é uma pontuação de crédito individual, para cada consumidor com CPF, consultada pelas empresas antes de liberar crédito, como empréstimos ou financiamentos. O Score vai de 0 a 1.000 e esta pontuação indica ao mercado quais as chances de uma pessoa pagar as contas em dia nos próximos meses.

Por isso, quem já tem dívidas costuma ter dificuldade em conseguir crédito no mercado. O uso desta ferramenta evita o aumento da inadimplência, o que é positivo para os usuários, para as empresas e para a economia do país de forma geral. 

Por que meu Score baixou?

Afinal, o que faz meu Score cair? O resultado do Score de cada pessoa respeita uma fórmula aplicada pela Serasa, calculada por inteligência artificial a partir de modelos estatísticos baseados em dados. A pontuação é fluida e sempre acompanha o comportamento financeiro do usuário. É natural e esperado que o Score aumente ou reduza em alguns momentos, já que as finanças estão sempre em movimento.

“Meu Score caiu do nada”: confira o que pode ter acontecido

É importante ter em mente que o Score nunca cai “do nada”. O mais comum é que o usuário não relacione ações recentes ao impacto no cálculo. Confira algumas razões que podem causar uma queda na pontuação:

Novo pedido de empréstimo

A cada novo contrato, como empréstimo, parcelamento em loja ou até um cartão de crédito, o Score pode baixar. Contratar crédito significa que, por um período, parte da renda estará comprometida com esse acordo. Ao longo do tempo, se as faturas forem pagas em dia, a pontuação tende a subir novamente.

Muitas simulações de crédito

Fazer muitas simulações de crédito em um curto espaço de tempo pode reduzir a pontuação – mesmo que sejam online e que os contratos não sejam fechados depois. Isso acontece porque cada empresa consulta o CPF do cliente para fazer a oferta, e esse acesso fica registrado. O excesso de consultas é considerado um risco à inadimplência.

Nova negativação

Quando uma dívida é negativada, ou seja, inscrita no cadastro de inadimplência da Serasa, o Score também é afetado. O registro de dívidas e outras pendências como cheques sem fundo, protestos e ações judiciais têm um peso de 21% no cálculo do Score.

Atraso frequente no pagamento de contas

Mesmo que as contas atrasadas não se transformem em negativação e sejam quitadas poucos dias depois, pagar faturas depois do vencimento prejudica o Score. Um consumidor que paga suas contas sempre em dia, com constância, é considerado um melhor pagador pelo mercado.

Novo método de cálculo do Score

Alguns consumidores também podem notar alteração na pontuação depois de janeiro de 2025, para mais ou para menos, com o lançamento do Score em Tempo Real. Nesta data o cálculo passou por uma nova atualização, criada para deixar a pontuação ainda mais precisa – o Score Serasa ganhou um foco mais concentrado em pagamentos e experiência com o mercado.

Nesta transição, é natural que algumas pontuações sofram mudanças na adaptação ao novo modelo, já que os fatores considerados na fórmula ganharam outros pesos. Antes, por exemplo, as consultas ao CPF representavam 6% do cálculo, e agora a busca por crédito corresponde a 12%.

Leia também | Manual do Score: conheça a nova forma de cálculo

Por que consultar o Score diminui a pontuação?

O excesso de consultas de instituições financeiras a um CPF pode reduzir a pontuação porque isso é interpretado como uma necessidade urgente de dinheiro. Afinal, um consumidor que busca muitos empréstimos ou cartões indica ter menos capacidade financeira de assumir um novo contrato.

Entretando, a consulta ao própria Score feita pelo usuário na plataforma da Serasa não interfere na pontuação.

Relatório da Serasa ajuda a identificar o que está prejudicando o Score

A Serasa conta com o Diagnóstico Score, um relatório personalizado que aponta dicas práticas para aumentar a pontuação de crédito, específicas para cada caso. O relatório analisa o histórico financeiro do consumidor nos últimos 12 meses, e é feito por especialistas da Serasa.

O Diagnóstico Score pode ser contratado na plataforma da Serasa, por R$9,99. O serviço identifica os fatores que estão prejudicando o Score e aponta caminhos para melhorar a pontuação. Entretanto, a compra do relatório não garante o aumento automático do Score – os pontos só crescem se o comportamento financeiro mudar.

Por que meu Score fica oscilando?

A pontuação de crédito funciona de forma dinâmica, pois leva em consideração as movimentações financeiras dos consumidores. Além disso, o novo método de cálculo do Score pode causar uma oscilação pontual a partir de janeiro de 2025, em um ajuste à atualização da fórmula.

O Score é dividido em quatro faixas de classificação. Se apesar da oscilação os pontos se mantiverem na mesma faixa, esse movimento não modifica muito o cenário de crédito.

  • Conheça as faixas de classificação do Score:

  • ●    Baixo (0 a 300) – grande probabilidade de inadimplência e chance muito baixa de obter crédito.
  • ●    Regular (301 a 500) – probabilidade considerável de inadimplência e chance baixa de conseguir crédito.
  • ●    Bom (501 a 700) – baixa probabilidade de inadimplência e boa chance de conseguir crédito.
  • ●    Excelente (701 a 1.000) – probabilidade muito baixa de inadimplência e chance muito boa de conseguir crédito.

Quanto tempo demora para aumentar o Serasa Score?

Não é possível definir com exatidão quanto tempo demora para elevar o Score depois de aplicar mudanças no comportamento financeiro – o aumento normalmente não é automático. O importante é manter os hábitos com consistência.

A única forma de aumentar a pontuação na hora é ao pagar uma dívida no Pix pelo Serasa Limpa Nome. Nesse caso, o Score atualiza em tempo real os pontos correspondentes àquela pendência.

Leia também | Seis sugestões práticas para elevar o Score

Dicas para aumentar o Score

  • Limpe o seu nome
  • Pontuação alta de crédito não é compatível com dívida pendente. Este é um dos fatores que podem reduzir pontuação. Se estiver negativado, procure oportunidades de negociação como a plataforma Limpa Nome da Serasa, que oferece descontos de até 90% nas dívidas.

  • Pague as dívidas no Pix e aumente o Score na hora
  • Quando o acordo é feito pelo Serasa Limpa Nome, o Score sobe na hora quando a dívida é paga no Pix. Com o pagamento instantâneo, o sistema da Serasa consegue atualizar em tempo real o Score – assim, os pontos que haviam reduzido por conta daquela pendência são recuperados. Vale lembrar que a possibilidade de pagar o acordo pelo Pix depende da política da empresa detentora da dívida.

  • Pague as contas em dia
  • A constância dos bons hábitos de pagamento alimenta os dados do Cadastro Positivo e essas são as informações que têm maior peso no cálculo da Serasa. Para não esquecer a data de vencimento, programe o pagamento em débito automático ou use ferramentas como o Minhas Contas, da Serasa, que emite alertas antes.

  • Peça crédito com consciência
  • As pesquisas ao CPF de um cliente quando ele solicita crédito ficam registradas em um banco de dados, e o excesso delas pode ser interpretado como necessidade urgente de crédito.
  • Se possível, aguarde algum tempo entre um pedido e outro – de três a quatro consultas em um período de seis meses já podem prejudicar o Score. Para fazer simulações sem impactar a pontuação, busque ofertas pelo Serasa Crédito.

  • Atualize o cadastro na Serasa
  • A cada mudança de endereço ou telefone é importante atualizar os dados na Serasa. Dessa forma, seu cadastro demonstra confiabilidade para o mercado. Basta acessar o site da Serasa, fazer login com CPF e senha, e checar os dados em Perfil pessoal.

  • Crie um relacionamento com o mercado
  • tempo de experiência com o mercado de crédito também conta no cálculo. Para contabilizar esse tempo, são consideradas informações como a data da primeira consulta de banco ao CPF e do primeiro cartão de crédito, por exemplo. Conforme o tempo passa, o Score tende a aumentar.
  • Portanto, quem começou cedo o relacionamento com o mercado tem mais chances de conseguir uma pontuação elevada.

Como saber o Score do meu CPF?

A pergunta “por que meu Score baixou?” pode ser respondida com a consulta frequente à própria pontuação. Ela é importante para acompanhar as mudanças, entender o que pode ter levado a uma redução e ajudar a aumentar o Score com novos hábitos. O acesso ao Score é gratuito e pode ser feito a qualquer momento pelo consumidor.

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito. 

  • Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 
  • ●     Faça o login com CPF e senha.  
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela. 
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.7 de 5

Artigos relacionados