O que é e como montar uma planilha de gastos
Montar uma planilha de gastos é mais que preencher uma tabela com as despesas. É conseguir tomar melhores decisões financeiras e equilibrar as contas
Autor: Sara Moreira
Publicado em 25 de outubro de 2022
"Eu não sei como gastei tanto no cartão de crédito neste mês. E agora?". Se você nunca se fez essa pergunta, é bem provável que conheça alguém que já tenha feito. Mas o que ela tem a ver com planilha de gastos?
Tudo. Ter uma planilha de controle financeiro ajuda muito a saber para onde nosso dinheiro está indo – e até mesmo evitar situações como essa, em que os gastos mensais passam do limite sem nem percebermos.
Por isso, chega de adiar. É hora de montar a planilha de gastos. Veja como é simples fazer isso e quais benefícios poderá colher em sua vida financeira.
Vamos lá!
O que é uma planilha de gastos?
Planilha de gastos, também chamada de planilha de controle financeiro, é um método de organização de todas as despesas em uma tabela.
Nessa tabela são colocadas linhas e colunas para descrever todas as informações sobre os gastos e a quantidade de dinheiro que entra. Uma planilha pode ser montada quinzenalmente ou mensalmente – recomendamos a segunda opção.
O objetivo de uma planilha de gastos financeiros é ter uma ferramenta simples que ajude a visualizar a situação financeira (seja pessoal, familiar ou empresarial).
Quando colocamos a lista de todos os gastos (com seus respectivos valores) e a quantidade de dinheiro que recebemos no mês, podemos analisar se estamos com equilíbrio financeiro ou se terminamos o mês com saldo negativo.
Planilha de gastos
como fazer o seu controle financeiro
Qual a importância da planilha de gastos?
Sabe o exemplo que colocamos na introdução deste conteúdo? Vamos supor que a pessoa gastou muito com compras supérfluas no cartão de crédito – e se assustou quando chegou a fatura.
Se ela estivesse atualizando as informações dessas compras na planilha financeira, ficaria mais fácil enxergar o sinal de alerta: "Fulana, se houver mais uma compra feita no cartão, ficará difícil quitar toda a fatura" – dirá a consciência.
Portanto, a importância de uma planilha de gastos é esta: ter controle para melhor tomada de decisão.
O levantamento Mapa da Inadimplência da Serasa, feito em agosto de 2022, mostrou que 67,9 milhões de brasileiros estão com o nome negativado.
E muita gente se endivida justamente aí. É claro que imprevistos acontecem, mas as dívidas também podem surgir quando o dinheiro que sobra vai direto para gastos sem controle. E isso pode virar uma bola de neve – imagine ter que entrar no cheque especial por conta desse descontrole?
Além disso, a planilha de gastos pessoais é uma ferramenta de educação financeira. Com ela, é possível identificar os erros e soluções para diminuir as despesas e ainda sobrar dinheiro para criar uma reserva de emergência e investir.
Leia também: Conheça 6 opções de aplicativo para controle financeiro.
Onde baixar uma planilha de gastos
Com o avanço da tecnologia, felizmente hoje temos acesso a vários tipos de planilhas de gastos, tanto para usar online quanto para baixar no computador e dispositivo móvel.
Mas como escolher a melhor opção?
Acesse este conteúdo aqui para conferir 5 modelos de planilha de controle financeiro que você pode baixar – uma delas feita pela Serasa!
Como usar a planilha de gastos
Não basta apenas baixar uma planilha de gastos. É preciso utilizá-la de verdade, colocá-la na rotina.
Por isso, confira algumas dicas importantes:
• Personalize a planilha de acordo com a sua necessidade: os modelos de planilhas podem ser ajustados conforme cada realidade. Por isso, tudo bem mudar o layout ou incluir novos dados para facilitar a atualização.
• Registre os gastos na planilha assim que for possível: quanto mais a pessoa demorar a preencher os gastos, mais ela corre o risco de se esquecer, comprometendo os resultados.
• Crie formas de guardar os registros das despesas: guardar as notas fiscais em um local específico, reunir alguns pagamentos no cartão ou outros meios, crie um método para reunir todos os comprovantes em local de fácil acesso. Com o tempo, vira hábito e fica mais fácil.
• Separe um dia da semana para atualizar: é melhor reservar apenas um dia na semana – ou seja, 4 vezes por mês – para atualizar a planilha e não sobrecarregar a rotina.
• Analise os resultados: por fim, lembre-se de separar um tempo para analisar a planilha. Quais têm sido os maiores gastos? O que pode ser feito para reduzi-los ou eliminá-los? Está conseguindo guardar dinheiro? Quitar as dívidas?
Imperdível: Entenda como organizar os gastos mensais de uma vez por todas.
Como fazer uma planilha de gastos
Caso queira criar a própria planilha de gastos do zero em vez de baixar modelos prontos, não tem problema.
Saiba que uma boa planilha de gastos mensais precisa reunir as seguintes informações:
• despesas mensais: inclua todas as contas, pequenas ou grandes, incluindo também dívidas e parcelas de financiamento, se houver.
• dinheiro que entra: salário, renda extra, bonificações etc.
• economias: valores poupados após o pagamento das contas e investidos em aplicações, poupança etc.
• metas: é importante especificar os objetivos financeiros. Podem ser viagens, compra da casa própria, troca de carro etc.
No próximo post, ensinamos um passo a passo detalhado de como fazer uma planilha de controle financeiro do zero.
Serasa Score: controle financeiro ajuda a aumentar a pontuação de crédito
Sabia que ter uma boa organização financeira, mantendo as contas em dia, contribui para uma boa pontuação do Serasa Score?
O Serasa Score é uma pontuação de crédito que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto mais alta for a pontuação, maior a chance de conseguir crédito.
• Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:
• Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
• Faça o login.
Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.