Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Para Que Serve Score

Para que serve o Score? Entenda a pontuação de crédito

Saiba para que serve a pontuação de crédito e de que forma ela pode ajudar no controle da vida financeira.

Publicado em: 8 de abril de 2024

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Close up de uma mão segurando um telefone celular

Entender para que serve o Score é especialmente importante para quem quer estar no controle das finanças. Ele é uma ferramenta-chave no relacionamento com o mercado e funciona como um termômetro do momento financeiro do consumidor.

Saiba a seguir em detalhes para que serve o Score de crédito e como usar a pontuação a seu favor.

Assista | Como calcular o Score da Serasa

O que é Score?

A palavra Score vem do inglês e significa “pontuação”. Funciona de fato como uma pontuação individual, calculada por órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa. Quanto mais alto o Score de um usuário, maiores as chances de conseguir crédito – como empréstimos e financiamentos. 

A pontuação indica a reputação de um consumidor no mercado, a partir de comportamentos financeiros, e pode mudar de acordo com o momento que a pessoa está vivendo.  

Leia também | Como o Serasa Score influencia o limite do cartão de crédito

Para que serve o Score?

A pontuação de crédito existe para ajudar empresas na avaliação de risco: a partir da pontuação, o mercado pode considerar se é seguro emprestar dinheiro ou ceder crédito para os clientes. A decisão final é sempre de cada empresa, com base em suas políticas internas. Por isso o Score indica probabilidades, nunca uma certeza de liberação de crédito. Ele é um dos indicadores usados nessa avaliação de risco, mas não o único.

Ao fornecer uma pontuação para as empresas, o Score dá mais base para a avaliação de risco de crédito. Assim, funciona como um filtro extra para evitar o endividamento. Reduzir o número de pessoas com dívidas que não podem pagar é vantajoso para o mercado, para os consumidores e para a economia do país.

Leia também | Análise de crédito: como funciona e como é feita

Quais as outras funções do Score?

A avaliação de risco para as empresas é a principal função do Score, mas ele também pode ser usado como uma ferramenta dos consumidores para ajudar a gerir suas finanças.

Como o Score muda conforme o comportamento financeiro, é possível adaptar os hábitos de consumo para que a pontuação possa aumentar pouco a pouco. Com um Score alto, é mais fácil alcançar objetivos como a compra de um carro ou o financiamento de um imóvel. Uma boa pontuação dá ao consumidor poder de negociação e acesso a melhores taxas e condições.

Além disso, ao acompanhar o Score é possível entender o que pode melhorar a vida financeira. A plataforma sempre orienta quais comportamentos recentes levaram à mudança na pontuação, para mais ou para menos. As mesmas ações que fazem o Score subir sempre serão positivas também para as finanças.

Leia também | Conheça o manual do Score da Serasa

Como o Serasa Score é calculado

A pontuação do Serasa Score vai de 0 a 1.000 – quanto mais alta, maiores as chances de conseguir crédito. Esse cálculo é feito com base em modelos estatísticos e nas informações financeiras do consumidor. A pontuação leva em conta quatro fatores, com pesos diferentes. Conheça cada um:

FatorPesoO que considera
Compromisso com o crédito 55% O fator de maior peso leva em conta as informações do Cadastro Positivo. É o histórico de pagamentos de contratos de crédito como serviços de telefonia, empréstimos ou faturas do cartão.
Registro de dívidas e pendências 33%Considera se há alguma pendência no CPF, como negativações, protestos, cheques sem fundo e ações judiciais.
Consulta de empresas ao CPF 6%As consultas feitas pelas empresas para conhecer o histórico do consumidor ficam registradas. Muitas delas são interpretadas pelo mercado como necessidade urgente de crédito.
Evolução financeira6%É o histórico de crédito construído com o mercado ao longo dos anos.

Qual pontuação do Serasa Score é boa?

A pontuação do Serasa Score tem quatro faixas de classificação: muito baixo, baixo, bom e excelente, sempre ligados à probabilidade de conseguir crédito.

Apesar dessa divisão, cada empresa determina seus critérios para liberar crédito. É possível que algumas aceitem liberar crédito para consumidores de Score baixo, enquanto outras talvez só negociem com consumidores de Score excelente, por exemplo. Por isso as classificações falam sempre em probabilidade.

Quanto mais alta a pontuação, maior a possibilidade de obter crédito. Conheça todas as pontuações:

PontuaçãoClassificaçãoO que significa
0 a 300Muito baixoChance muito baixa de obter crédito
301 a 500 BaixoChance baixa de obter crédito
501 a 700 Bom Boa chance de conseguir crédito
701 a 1.000ExcelenteChance muito alta de conseguir crédito

É possível mudar o Score?

Sim, a pontuação reflete um momento do consumidor e se atualiza com o passar do tempo, aumentando ou diminuindo. Dessa forma, é possível adotar novos comportamentos com o objetivo de conseguir melhores oportunidades de crédito.

  • Para aumentar o Serasa Score, siga estas orientações:
  • ●     Pague as contas em dia.
  • ●     Saia da negativação renegociando dívidas.
  • ●     Mantenha os dados atualizados na Serasa.
  • ●     Solicite crédito com consciência.
  • ●     Evita fazer muitas simulações de empréstimos, cartões de crédito e financiamentos.
  • ●     Ative a Conexão Bancária da Serasa.

Como conhecer meu Serasa Score?

Não é preciso estar em busca de crédito para se beneficiar da consulta ao próprio Score. A plataforma da Serasa dá indicações sobre o que está impactando a pontuação e sugere mudanças de comportamento financeiro.

A consulta é gratuita e pode ser feita quantas vezes o consumidor desejar. Siga o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados