Qual o score necessário para financiar uma moto? entenda como ...
Qual o score necessário para financiar uma moto? entenda como funcionaData de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Atualizado em: 18 de setembro de 2024
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 8 minutosTexto de: Time Serasa
Afinal, por que meu Score baixou? Se você foi surpreendido com uma pontuação de crédito mais baixa, é importante entender quais comportamentos podem ter levado à redução.
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que aponta quais as chances de uma pessoa pagar as contas em dia pelos próximos meses. Essa informação auxilia empresas na análise de crédito, antes de liberar dinheiro ou parcelamentos aos clientes.
O Score reflete o momento do consumidor, por isso a diminuição dos pontos é sempre reflexo de alguma mudança no histórico financeiro. Conheça a seguir três fatores que podem justificar a redução e saiba como fazer a pontuação voltar a subir.
Antes de mapear as ações que podem ter causado a redução, é importante saber que é natural o Score baixar em alguns momentos. Ele é recalculado periodicamente pela Serasa, e reflete o atual momento financeiro do consumidor.
Há fases em que uma pessoa vai conseguir pagar as contas sempre em dia, e em outros momentos talvez essa mesma pessoa precise contratar crédito. Essa fluidez faz parte da dinâmica da vida financeira.
O importante é estar alerta para que a redução do Score seja apenas momentânea. Se a pontuação está permanentemente baixa, é sinal de que as finanças estão precisando de mais organização.
Algumas razões podem ter feito o seu Score baixar. O importante é saber que isso não acontece “do nada”: a variação é sempre consequência de algo que mudou nas finanças. Como a mudança da pontuação não é automática, a redução pode estar refletindo uma ação ocorrida semanas ou meses atrás.
Não há um motivo único que faça o Score baixar, e a redução pode ser a combinação de vários fatores. Conheça pelo menos três atitudes que podem justificar uma queda na pontuação:
Contas pagas em atraso
Quem sempre quitou as contas em dia e passou a atrasar o pagamento dos boletos certamente terá uma redução nos pontos – mesmo que o atraso seja de poucos dias. O compromisso com o crédito é o fator que mais tem peso no cálculo do Score, o equivalente a 55%.
No cálculo desse item, a Serasa usa as informações do Cadastro Positivo, um banco de dados onde fica registrada a pontualidade no pagamento de faturas. Quem acaba pagando em atraso por esquecimento pode se beneficiar de ferramentas como o Minhas Contas, funcionalidade da Carteira Digital Serasa que emite alertas antes do vencimento dos boletos.
Nome negativado recentemente
Se o seu nome entrou na lista de inadimplência da Serasa, isso irá impactar diretamente no Serasa Score. Um terço do cálculo da pontuação diz respeito ao Registro de Dívidas e Pendências.
Para que esta pendência deixe de prejudicar o Score, é preciso quitar a dívida. Busque renegociações e ofertas com as empresas detentoras de dívidas na plataforma do Serasa Limpa Nome.
Muitas simulações de crédito
Solicitar muitas simulações para empréstimos, cartões de crédito ou parcelamentos pode prejudicar a pontuação por um tempo. Para oferecer uma proposta, as instituições financeiras consultam o CPF do cliente na base de dados da Serasa, e essa pesquisa fica registrada. O excesso delas em um curto espaço de tempo é interpretada como uma necessidade urgente de crédito.
Para evitar reduzir a pontuação por este motivo, solicite crédito com equilíbrio e procure aguardar pelo menos três meses entre um pedido e outro. Para simular ofertas de crédito sem prejudicar o Score, a dica é usar a plataforma do Serasa Crédito, onde a pesquisa não interfere na pontuação.
Os fatores acima são possibilidades que podem justificar a redução do Serasa Score, mas cada caso é único. Para quem deseja saber exatamente o que está mantendo a pontuação de crédito baixa, a Serasa oferece o Diagnóstico Financeiro.
Esse serviço foi criado para ajudar a melhorar a saúde financeira e aumentar as chances de crédito. É um relatório que traz uma análise 100% personalizada do histórico dos últimos 12 meses e indica o que está prejudicando o Score – e o que pode ser feito para melhorar. O Diagnóstico Financeiro pode ser solicitado por R$9,99 na plataforma da Serasa. É importante lembrar que o relatório aponta caminhos, mas a contratação não garante o aumento automático da pontuação de crédito.
Não caia em golpes: há na internet "ofertas" para o consumidor pagar para aumentar o Score. Isso não é possível de ser feito, e propostas assim são fraudulentas. Apenas com hábitos financeiros saudáveis é possível aumentar a pontuação.
É importante consultar com frequência o Serasa Score. Assim é mais fácil acompanhar as variações da pontuação a partir das decisões financeiras.
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
Data de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20247 minutos de leitura
Data de publicação 13 de novembro de 20244 minutos de leitura