Renda fixa e renda variável: saiba onde investir em 2023

Com base no atual cenário nacional e internacional, confira algumas opções de onde investir em 2023 de acordo com os objetivos de curto, médio e longo prazo.

dinheiro calculadora e moeda


Autor: Sara Moreira

Publicado em 07 de dezembro de 2022

É preciso analisar o cenário brasileiro e mundial para saber onde investir em 2023.  

Fatores como transição de governo, políticas econômicas e crises internacionais têm influência direta no preço dos ativos – inclusive nas taxas de juros da renda fixa. 

Por isso, resumimos a seguir as expectativas para a economia, além de dicas de ativos de renda fixa e variável para investir. 

As expectativas do cenário econômico em 2023

Antes de escolher onde investir em 2023, vamos analisar a atual situação brasileira e internacional.  

No momento, existem fatores em que precisamos ficar de olho. 

O primeiro deles é a transição do governo brasileiro. Uma nova presidência leva diretamente a mudanças estruturais, nas regras fiscais, nas contas públicas, na inflação, na taxa de desemprego e em todas as decisões econômicas. 

Nos últimos meses de 2022, acompanhamos uma queda no índice de inflação, cujo acumulado até outubro ficou em 6,47%. Além disso, o aumento da taxa Selic, que até setembro ficou em 13,75%, é fator positivo para investidores.  

No cenário internacional, a guerra entre Rússia e Ucrânia, com seus efeitos comerciais que influem nos preços mundo afora, também tende a influenciar onde investir em 2023. O aumento do preço das commodities e a expectativa de diminuição do PIB de alguns países afetam diretamente a confiança dos investidores. 

Outro aspecto importante a ser observado é a economia americana. Em entrevista ao portal Estadão, Luciano Telo, chief investment officer para a América Latina do Credit Suisse, afirma: 

Para o primeiro semestre de 2023, o grande tema é o combate à inflação americana. O mercado está subestimando o trabalho que o FED (Sistema de Reserva Federal) tem pela frente.  

Segundo o executivo, o crescimento econômico global deverá ficar em 1,6%, percentual menor que o de costume.  

Assista | Onde investir a reserva de emergência?

Como escolher onde investir em 2023

Como investir em 2023 em meio a cenários incertos? O primeiro passo é saber que momentos de instabilidade ocorrem com muita frequência. 

Seja o investidor iniciante ou experiente, o fato é que as oscilações do mercado podem afetar seus ativos financeiros. A chave está em saber administrar perdas e potencializar as oportunidades.   

Para facilitar a escolha de onde investir em 2023, é necessário analisar a atual situação da carteira de investimentos. Todos os ativos que estão ali precisam reunir: 

reserva de emergência

•objetivos de curto prazo; 

• objetivos de médio prazo; 

• objetivos de longo prazo.  

Mesmo que haja oportunidades de compra de bons ativos, a base precisa estar feita – e aqui entende-se como base: 

1 - os ativos com alta liquidez que podem ser usados para emergências no orçamento pessoal e familiar

2 - os ativos que estão diretamente relacionados aos objetivos de crescimento patrimonial. 

Para resumir: escolha investimentos que sejam compatíveis às metas.  

Leia também | Como escolher os melhores investimentos para retorno financeiro 

Onde investir em 2023: confira algumas opções

A seguir, daremos dicas de onde investir em 2023 levando em consideração as expectativas do mercado interno e externo. 

Lembramos que o mercado é altamente flexível. O ativo financeiro que pode ser indicado hoje pode ser desaconselhado amanhã.  

Renda fixa com boas taxas de juros

Os ativos de renda fixa estão com expectativas em alta para o primeiro semestre de 2023. O cenário de manutenção das taxas de juros na casa dos 2 dígitos (na média de 13,75% ao ano) contribui para retornos financeiros melhores.  

Por isso, avalie as taxas de juros dos ativos de renda fixa, levando em consideração eventuais descontos, como impostos e taxas de corretagem. 

Eis algumas opções: 

Tesouro Prefixado 2025: negociado pelo Tesouro Direto, o ativo oferece rentabilidade de 13,06% ao ano. Ideal para objetivos de médio prazo. 

Tesouro Selic 2025: negociado pelo Tesouro Direto, oferece rentabilidade Taxa Selic + 0,366% ao ano. Ideal para objetivos de curto prazo e reserva de emergência.  

Tesouro IPCA + 2026: negociado pelo Tesouro Direto, o ativo oferece rentabilidade IPCA + 6,03% ao ano. Ideal para objetivos de longo prazo.  

Tesouro IPCA + 2045: negociado pelo Tesouro Direto, oferece rentabilidade IPCA + 6,06%. Ideal para objetivos de longo prazo. 

CDB (Certificado de Depósito Bancário): para objetivos de curto prazo e reserva de emergência, escolha CDBs com liquidez diária e que remuneram pelo menos 100% da taxa DI.   

Renda variável

Enquanto o primeiro semestre de 2023 tende a ser com taxas de juros mais altas, ao longo dos meses a expectativa é de diminuição. Nesse caso, entra em cena a renda variável, que pode oferecer boas chances de rentabilidade a longo prazo. 

Considerando os bons resultados financeiros em 2022 e as expectativas positivas em 2023, eis algumas opções de ações a serem negociadas na Bolsa de Valores

Ações de bancos: Banco Inter (BIDI4); BTG Pactual (BPAC11) e Itaú Unibanco (ITUB4); 

BDRs de empresas de tecnologia do mundo: Amazon (AMZO34), Apple (AAPL34), Google (GOGL34) e Oracle (ORCL34).  

Fundos de investimentos imobiliários (FIIs): Kinea Renda Imobiliária (KRNI11), CSHG Renda Urbana (HGRU11), BTG Pactual Logística (BTLG11) e VBI Prime Properties (PVBI11).  

 Em geral, também procure bons fundos de ações, ETFs e fundos multimercados.  

Vale lembrar que todas as opções de ativos de renda fixa e de renda variável mencionadas no post não são recomendações da Serasa. É importante estudá-las com cautela, verificando riscos e oportunidades.  

Confira como usar um simulador de investimentos para escolher onde aplicar o dinheiro.  

Serasa Score: monitore sua pontuação de crédito na Serasa

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito. 

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

• Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site. 

• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 

• Faça o login.  

• Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.