Saiba de vez o que significa Score regular
Entenda o que significa Score regular e como melhorar essa pontuação pode ajudar a fechar melhores negócios.
Autor: Mariana Furlan
Publicado em 17 de janeiro de 2023
No mundo adulto dos boletos, das faturas e dos financiamentos, todo consumidor deseja ter boa reputação no mercado, estar com o nome limpo e com um Score adequado para ser considerado um bom pagador. Por isso, ter pelo menos um Score regular é a meta de muita gente, para poder acessar melhores oportunidades e condições de crédito.
Confira a seguir o que significa Score regular e saiba se essa é mesmo a melhor pontuação frente ao mercado:
O que é o Serasa Score
Antes de tudo, vamos lembrar o que é o Serasa Score. É uma pontuação individual, vinculada ao CPF de cada pessoa, que oferece um indicador de risco de crédito às empresas. Ele indica a probabilidade de o consumidor pagar as contas em dia nos próximos 6 meses.
A partir de uma equação que leva em conta o comportamento do consumidor, o Serasa Score determina uma pontuação que vai de 0 a 1000. O cálculo é feito por inteligência artificial e pondera dados como o pagamento das contas em dia, a frequência com que o usuário pede empréstimos e a presença ou não de dívidas em seu nome.
Quanto mais saudáveis os hábitos financeiros de uma pessoa, maior é a pontuação. Consequentemente, a loja ou empresa financeira se sente mais segura para conceder crédito, já que um Score alto indica um histórico de bom pagador. Evitar a inadimplência é vantajoso para as empresas, para o país e para os próprios consumidores.
Leia também | O guia completo do Serasa Score
O que define um Score regular?
Para entender o que quer dizer Score regular, importante lembrar que a pontuação vai de 0 a 1000 e é dividida em 4 faixas de classificação:
Apesar de “Score regular” ser considerado uma meta para muitas pessoas e uma expressão bastante pesquisada, a Serasa não usa propriamente essa classificação. Com base em uma pontuação de 0 a 1000, poderíamos considerar que um Score regular seria um índice mediano, algo perto dos 500 pontos.
De acordo com a tabela adotada pela Serasa, um Score nessa faixa, entre 301 e 500 pontos, seria classificado como baixo, o que ainda não é o melhor cenário para a contratação de crédito. A faixa de Score baixo indica uma probabilidade considerável de inadimplência.
Isso não significa que quem tem Score baixo não conseguirá crédito em nenhuma empresa: cada uma tem seus critérios para fechar negociações. Entretanto, ter uma pontuação maior de 501, quando o Score já é considerado bom, certamente traz mais boas oportunidades com o mercado.
Leia também | Como consultar seu score pelo celular
Existe diferença entre Score regular e Score para financiamento?
Não existe uma pontuação definida para esses dois conceitos. Muitas pessoas desejam ter um Score regular justamente para ter acesso a financiamentos, mas cada empresa segue diferentes regras para liberar crédito.
As empresas pesquisam o Score dos clientes, mas não há uma margem de corte definida para financiamentos. O que podemos dizer com certeza é que, quanto maior o Score, maiores são as chances de ter um financiamento aprovado.
Leia também | Score 450 é bom para financiamento?
O que acontece se tiver um Score muito baixo?
Quanto menor o Serasa Score, mais reduzidas são as chances de conseguir crédito. Um Score de 0 a 300, por exemplo, é considerado muito baixo e o mercado interpreta esse indicador como sinalização de grande possibilidade de inadimplência.
Portanto, umScore muito baixo pode atrapalhar planos que dependam da liberação de crédito, como o parcelamento de um eletrodoméstico caro, o financiamento de um carro ou a liberação de um cartão de crédito com um bom limite para fazer uma viagem.
A dica é sempre cuidar para que o seu Score possa melhorar. Ele não é um indicador rígido e pode aumentar no médio prazo se o consumidor adotar novos hábitos. Se sua pontuação estiver alta, é sinal de que a sua vida financeira está indo bem, as contas estão em dia e você não tem dívidas negativadas. É o sonho de todo adulto.
Passo a passo: como consultar seu Score
Para saber se seu Score se encaixa em um padrão regular ou mediano, basta acessar o portal da Serasa. Conhecer seu Score é gratuito e fácil de fazer, o resultado sai na hora. Você pode acessar essas informações sempre que desejar. Assim, acompanha possíveis mudanças de pontuação de acordo com os hábitos financeiros. Confira o passo a passo:
Busque o Serasa Score – ao acessar a página do Serasa Score, clique em “Consultar Serasa Score”.
Faça seu primeiro acesso - você será direcionado à área de login da conta Serasa. Clique em “Criar uma conta”.
Preencha seus dados – a conta de usuário Serasa é gratuita. Para criá-la, forneça os seguintes dados: CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Defina uma senha de 8 caracteres.
Confirme que é você – sua identidade precisará ser confirmada por meio de mensagem enviada para o seu e-mail ou por SMS, se preferir receber por telefone.
Conheça seu Score - Depois de confirmada a conta, o acesso à pontuação é imediato.