Saiba o que acontece se não pagar IPVA em dia

Entender o que acontece se não pagar IPVA é um incentivo extra para quitar os débitos veiculares dentro do prazo.

mulher preocupada


Autor: Mariana Furlan

Publicado em 19 de janeiro de 2023

Quem tem um veículo precisa se preparar: o primeiro semestre do ano é época de pagar o IPVA e esse boleto sempre pesa no bolso. A solução é não ser pego de surpresa por um gasto que ocorre anualmente e se preparar para quitar o débito. Se você gostaria de saber o que acontece se não pagar IPVA, já adiantamos: a dor de cabeça pode ser grande.  

Deixar esse pagamento em aberto pode levar à restrição do CPF, multa e apreensão do veículo e uma dívida que continuará crescendo até ser quitada. Entenda a seguir as consequências de não pagar IPVA. 

Assista | O que é IPVA e o que acontece se não pagar?

Por que preciso pagar o IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade dos Veículos Automores (IPVA) é um tributo estadual que incide anualmente sobre automóveis, como caminhões, ônibus, carros ou motos. Para a documentação de um veículo ser renovada, o IPVA precisa estar quitado. 

O valor do imposto arrecadado é dividido entre o estado e o município onde ocorreu o emplacamento, e é direcionado para investimentos em diferentes áreas do setor público, como saúde, infraestrutura e educação. 

Para calcular o imposto, cada estado brasileiro aplica uma alíquota, que gira em torno de 1% a 4%. Essa porcentagem é multiplicada pelo preço do automóvel e assim chega-se ao IPVA. Ou seja, se no seu estado a alíquota é de 3%, você pagará a cada ano 3% do valor do seu automóvel.  

Leia também | Vale a pena ter carro próprio? 

O que acontece se não pagar IPVA?

Deixar de pagar um imposto estadual implica consequências em diferentes esferas. Confira o que pode acontecer se o IPVA não for pago:  


O que acontece com seu nome – quando um contribuinte não paga um imposto estadual, ele pode ter o nome inscrito na dívida ativa do estado. O CPF é cadastrado no Cadin, o Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais. Ter o nome no Cadin pode dificultar, por exemplo, a participação em licitações do governo estadual. 


O que acontece com seu veículo – se o IPVA estiver atrasado não será possível renovar o licenciamento anual (documento que autoriza a circulação do veículo). Rodar sem o licenciamento pode gerar multa e apreensão do automóvel. O motorista, então, precisará desembolsar mais que a fatura do IPVA atrasado para regularizar a situação. 


O que acontece com sua dívida – se o governo não tiver programas especiais de negociação, a dívida continuará crescendo. Cada estado tem suas regras. Em São Paulo, por exemplo, a multa diária aplicada é de 0,33%, até o limite de 20% sobre o valor do imposto, mais a incidência de juros mensais equivalentes à taxa Selic. Ou seja, a parcela que já era cara pode aumentar ainda mais.  

Diante das consequências que um IPVA vencido pode trazer, a dica é: faça o possível para pagar o imposto em dia. Cada estado define o calendário e as condições de pagamento, por isso o ideal é consultar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado logo em janeiro e conferir as datas de vencimento. 

Atenção: alguns estados oferecem um bom desconto para quem paga no começo do ano e em cota única. Normalmente o pagamento também pode ser feito em parcelas. Avalie qual modalidade se encaixa melhor no seu orçamento e não perca as datas de vencimento dos boletos.  

Para efetuar o pagamento no prazo, o motorista tem algumas opções:  

• Emitir a guia do IPVA no site da Secretaria da Fazenda estadual, informando o Renavam, e pagar na rede bancária, em lotéricas ou pelo aplicativo do banco. 

• Alguns estados têm agências bancárias credenciadas, em que é possível fazer o pagamento no caixa informando o número do Renavam. 

• Por meio de uma carteira digital como a da Serasa. A Carteira Digital Serasa é gratuita e tem uma parceria com a Zapay, empresa credenciada pelo Detran. Isso permite a consulta e o pagamento de diferentes tipos de débitos veiculares, como IPVA, licenciamento e multas. Pela Carteira Digital, é possível parcelar os débitos em até 12 vezes no cartão de crédito. 

Leia também | Como consultar débitos do veículo 

Como pagar IPVA atrasado

Mesmo que você tenha atrasado apenas um dia o pagamento do IPVA, haverá cobrança de multa. Para quitar o débito, é preciso emitir uma nova guia, com o valor atualizado e uma nova data de vencimento. 

O procedimento é o mesmo feito para pagar as parcelas no prazo: acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado ou a Carteira Digital Serasa. A multa será calculada na hora.  

Se você não sabe se tem alguma parcela de IPVA atrasado, também pode conferir sua situação acessando tanto o site da Fazenda estadual como a carteira digital Serasa. 

Fique atento à sua vida financeira

Assim como deixar de quitar um imposto gera muita dor de cabeça, pagar o restante das suas contas fora do prazo também pode ter consequências para o seu planejamento financeiro futuro.  

O pagamento em dia dos compromissos com parcelas de lojas e faturas de financiamentos, por exemplo, tem um peso grande no Serasa Score. A pontuação de crédito da Serasa vai de 0 a 1000 e indica ao mercado as chances de o consumidor honrar as dívidas. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito. 

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:

  • Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site. 

  • Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 

  • Faça o login.  

  • Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.