Qual o score necessário para financiar uma moto? entenda como ...
Qual o score necessário para financiar uma moto? entenda como funcionaData de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Publicado em: 29 de janeiro de 2024
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
“Tenho Score alto, mas não consigo financiamento”. Apesar de não ser o cenário mais comum, é possível que uma pessoa com boa pontuação de crédito não consiga financiar um imóvel ou um carro em uma instituição financeira.
O Serasa Score, pontuação de crédito que indica para o mercado as chances de uma pessoa pagar as contas em dia, é um dos parâmetros que as empresas usam para liberar ou não crédito. Entretanto, apesar de importante, o Score não é o único critério.
Por isso, uma pontuação alta é sinônimo de boas chances no mercado, mas nunca será uma garantia. Cada empresa tem sua própria política para autorizar parcelamentos e financiamentos. Entenda a seguir por que uma pessoa com Score alto pode não conseguir crédito.
Uma boa pontuação de crédito aumenta a probabilidade de conseguir crédito, mas não é uma garantia para isso. As empresas e financeiras consultam o Serasa Score para avaliar riscos, mas também levam em conta outros fatores antes de liberar dinheiro aos clientes. Cada empresa terá seus próprios critérios.
Confira quais fatores podem fazer com que uma pessoa tenha Score alto mas não consiga financiamento:
Os critérios para liberação de crédito mudam entre as empresas. Algumas estão dispostas a correr mais riscos, outras são mais conservadoras. A própria política interna da empresa também pode mudar conforme a situação do cenário econômico.
Além da consulta ao Serasa Score, as empresas e financiadoras também costumam conferir a relação que têm com aquele cliente. Se, por exemplo, o consumidor tiver uma dívida antiga com a empresa, isso certamente vai impactar negativamente na negociação. Dívidas de mais de cinco anos não podem mais afetar o Serasa Score, mas não deixam de existir e permanecem nos sistemas de cada empresa.
Por mais alto que seja o Serasa Score, uma empresa dificilmente aprovará um financiamento que está acima da capacidade financeira do cliente. Por isso costumam solicitar comprovantes de renda na hora da contratação. Uma pessoa que recebe um salário de R$3.000, por exemplo, provavelmente não poderá assumir o financiamento de um veículo de luxo – mesmo com um Score excelente.
Quem teve o financiamento negado pode buscar alternativas. Uma boa pontuação é o primeiro passo para ter boas probabilidades de conseguir crédito. Entenda o que pode ser feito nesses casos:
A primeira recomendação é entrar em contato diretamente com a empresa e abrir um canal de negociação. É importante saber que ela não é obrigada a informar o motivo da recusa do financiamento.
Procure simular um valor menor do que o da solicitação negada. Assim, pode ser que seja aprovado um financiamento para bens de menor valor. Verifique sempre se o valor da parcela cabe no orçamento antes de buscar crédito.
Leia também | Existe uma tabela de Score para financiamento?
Não é possível prever se um financiamento será aprovado ou não. Essa é uma decisão exclusiva da instituição financeira para a qual o crédito é solicitado. A pontuação do Serasa Score indica probabilidades, mas a Serasa nunca poderá garantir uma aprovação.
A única forma de saber é solicitar o financiamento de fato, fornecer os dados necessários e aguardar o retorno da empresa.
Leia também | Quais as vantagens de ter um Score positivo?
Cada empresa terá seus critérios para aprovação, e nem sempre ter um bom Serasa Score será suficiente.
Entretanto, quanto mais alto o Score, maiores são as chances de aprovação. A pontuação da Serasa é dividida em quatro faixas, e estar com o Score classificado como “bom” ou “excelente” ajuda a ter as melhores chances de crédito.
Entenda como são divididas as faixas e o que cada uma significa:
Pontuação | Classificação | O que indica |
---|---|---|
0 a 300 | Muito baixo | Chance muito baixa de obter crédito |
301 a 500 | Baixo | Chance baixa de obter crédito |
501 a 700 | Bom | Boa chance de conseguir crédito |
701 a 1000 | Excelente | Chance muito alta de conseguir crédito |
Leia também | Qual Score é bom para crédito?
Para ter acesso a chances muito altas de conseguir crédito – ou seja, um Score excelente – é preciso alcançar mais de 701 pontos no cálculo da pontuação.
Um Score alto não se consegue de um dia para o outro, ele é resultado de hábitos consistentes e um bom histórico. Para direcionar a pontuação a essa meta, adote bons comportamentos financeiros:
Dívida negativada e Score alto são incompatíveis. Busque oportunidades como o Serasa Limpa Nome para negociar dívidas e tirar seu CPF do cadastro de inadimplentes.
As faturas pagas até o dia do vencimento ficam registradas no Cadastro Positivo e demonstram o compromisso do cliente com o crédito. Um histórico positivo vai se formando e afetando positivamente a pontuação.
A Conexão Bancária é uma funcionalidade da plataforma da Serasa. Ela permite o acesso a dados da conta bancária, que podem integrar o cálculo da pontuação. Se as informações forem relevantes e positivas para o consumidor, elas podem elevar o Serasa Score. Saiba mais: Conexão Bancária: as vantagens de conectar as contas na Serasa
Acompanhar com regularidade o próprio Serasa Score é importante para entender como estão as finanças. Isso porque a pontuação de crédito é um termômetro do momento financeiro, então mesmo quem não busca financiamento deve acompanhá-la regularmente.
A consulta é gratuita e pode ser feita quantas vezes o usuário desejar, basta ter um cadastro no site da Serasa.
Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20247 minutos de leitura
Data de publicação 13 de novembro de 20244 minutos de leitura