Qual o score necessário para financiar uma moto? entenda como ...
Qual o score necessário para financiar uma moto? entenda como funcionaData de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Publicado em: 28 de maio de 2024
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Qual Score é bom para solicitar empréstimo? Será que existe uma pontuação ideal para aumentar as chances de aprovação?
Como o Serasa Score é uma pontuação de crédito analisada por uma série de empresas e instituições financeiras durante a análise de crédito, é importante que os consumidores saibam essas respostas
Em março de 2024, por exemplo, a busca por crédito na plataforma da Serasa cresceu 8% em relação ao mês anterior. De acordo com o Mapa Serasa Crédito, 56% dos consumidores entrevistados buscaram cartão de crédito, com valor médio pretendido entre R$1.000 e R$5.000 (60%).
Portanto, entenda qual Score é bom para empréstimo e quais hábitos financeiros ajudam a aumentar a pontuação.
A pontuação do Serasa Score é dividida de acordo com quatro faixas de classificação. São elas:
Score muito baixo. Essa faixa indica grande probabilidade de inadimplência, portanto a chance de obter crédito é considerada muito baixa.
Score baixo. Essa faixa indica considerável probabilidade de inadimplência e, consequentemente, baixa chance de obter crédito.
Score bom. Essa faixa indica baixa probabilidade de inadimplência e, consequentemente, boa chance de conseguir crédito.
Score excelente. Essa faixa indica probabilidade muito baixa de inadimplência e, consequentemente, muito alta chance de obter crédito.
Ao entender as faixas de classificação, fica mais fácil saber qual Score é bom para empréstimos: as faixas 3 e 4, com pontuações que variam entre 501 e 1000. No entanto, o ideal é que o consumidor esteja na faixa 4 – com pontos entre 701 e 1000.
Na faixa considerada excelente, as instituições financeiras entendem que o consumidor consegue pagar suas contas e, por isso, poderá arcar com as parcelas do empréstimo.
Mas é importante esclarecer: a aprovação do crédito é sempre uma decisão da instituição financeira, que pode considerar outras informações e modelos de pontuação de crédito em sua política própria de concessão.
Leia também | Guia do Serasa Score
Cada instituição financeira estabelece seus próprios padrões de aprovação e concessão de crédito, mas há aspectos comuns na avaliação, como:
São coletados dados básicos do consumidor, como CPF, telefone, estado civil, nível de escolaridade, profissão e endereço.
Usando os dados pessoais, a instituição financeira verifica se o consumidor tem pendências com ela ou com outros credores, o que pode afetar a aprovação do crédito.
Os birôs de crédito fornecem informações sobre a pontuação de crédito de cada pessoa ou empresa, como o Serasa Score.
As empresas podem acessar o histórico de pagamentos do consumidor no Cadastro Positivo, o que influencia a aprovação do crédito e as condições oferecidas.
As instituições avaliam a renda mensal ou faturamento do cliente para garantir que o pagamento das parcelas esteja dentro do orçamento.
Clientes com relacionamentos de longo prazo têm mais chances de ter o pedido de crédito aprovado, pois seus hábitos de consumo e pagamento são conhecidos pela instituição.
Cada instituição financeira tem critérios próprios para aprovação de crédito, podendo variar entre flexíveis e conservadores, o que pode resultar em diferentes decisões para o mesmo cliente.
Esses critérios internos podem ser alterados regularmente, dependendo da situação da instituição.
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O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
Data de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
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