Dúvidas sobre o Serasa Score?
Conheça as principais perguntas e respostas sobre a pontuação de crédito da Serasa.
O Serasa Score é uma pontuação de crédito que vai de 0 até 1.000 e é calculada com base em informações sobre o comportamento financeiro de cada consumidor, ligadas ao CPF.
A pontuação indica a probabilidade de obter crédito. Por exemplo, quem tem um Serasa Score alto terá mais facilidade em ter o crédito aprovado do que outra pessoa com a pontuação baixa.
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Perguntas frequentes
Confira as perguntas mais comuns sobre o Serasa Score
O Serasa Score é utilizado para análise de risco de crédito. Quanto maior a pontuação, menor a probabilidade de inadimplência e, consequentemente, maior a facilidade em conseguir crédito.
Antes de conceder crédito ou fechar negócio, as empresas fazem uma análise criteriosa dos riscos da operação, e o Serasa Score é um dos principais indicadores.
No entanto, a decisão de conceder o crédito é sempre da empresa. A Serasa não interfere nesse processo.
Não. Existem outros modelos de pontuação ou nota de crédito. Além disso, cada instituição tem regras e políticas próprias que interferem em suas decisões financeiras.
Por isso, nada impede que uma pessoa com pontuação baixa obtenha crédito no mercado, apesar de a probabilidade ser menor. Da mesma forma, um consumidor com Serasa Score alto pode ter a solicitação de crédito negada devido a políticas e critérios internos da instituição.
O Serasa Score versão 3.0 foi a última atualização da pontuação de crédito da Serasa. A principal novidade está no uso da Conexão Bancária para tornar o cálculo mais preciso. Com essa funcionalidade, o consumidor participa ativamente da construção de sua pontuação, conectando uma ou mais contas bancárias ao sistema da Serasa.
A ferramenta permite o compartilhamento de dados financeiros do consumidor com a Serasa, mediante o consentimento dele. Todo o processo é feito de forma 100% segura.
Como resultado, o consumidor terá uma análise mais personalizada de seu Serasa Score.
Dívidas com atraso superior a cinco anos são automaticamente excluídas do cadastro de inadimplentes da Serasa. Portanto, elas não são consideradas no cálculo do Serasa Score.
Não. Ter o número do CPF na nota fiscal não influencia a pontuação do Serasa Score.
- O Serasa Score usa outras informações relevantes para a análise de crédito, por exemplo:
- ● compromisso com crédito;
- ● dívidas e pendências;
- ● consultas ao seu CPF;
- ● evolução financeira.
O Serasa Score não considera somente as informações referentes ao histórico de dívidas negativadas de uma pessoa. Ele também considera, por exemplo, as informações de compromisso com crédito, que têm maior peso na pontuação.
Portanto, alguém que nunca teve dívidas negativadas ou pendências em seu nome, mas tenha pouco histórico de crédito, por exemplo, poderá ter a pontuação do Serasa Score menor que de pessoas que usam crédito há mais tempo.
É por isso que muitos jovens que estão começando a vida financeira agora (e ainda não têm histórico de pagamentos de faturas de cartão de crédito, por exemplo) tendem a ter o Serasa Score mais baixo. A tendência, porém, é que a pontuação aumente conforme bons hábitos financeiros são mantidos ao longo do tempo.
Porque os birôs de crédito podem adotar outros critérios, metodologias e fórmulas para o cálculo de sua pontuação. Como são empresas diferentes, com outros modelos estatísticos, é possível que a pontuação de crédito de cada birô seja diferente também.
- As faixas do Serasa Score são:
- ● Score excelente: 701 – 1000
- ● Score bom: 501 – 700
- ● Score regular: 301 – 500
- ● Score baixo: 0 – 300
Sim. Novas versões, atualizações ou modelos poderão surgir sempre que nossas análises e estudos indicarem a necessidade de atualização ou a readequação dos pesos de cada grupo de informação utilizados em sua composição.
A composição do Serasa Score também poderá incorporar novos grupos de dados ou informações no modelo de cálculo.
É importante destacar que, sempre que uma nova versão do Serasa Score é lançada, a pontuação do consumidor pode variar em relação às outras versões.
Isso não significa, necessariamente, que as chances de conseguir crédito mudaram, pois as faixas de risco também podem sofrer mudanças ou as variações podem não ser significativas.
Significa que a facilidade de obter crédito com esse Serasa Score é grande, pois o risco de inadimplência é muito baixo.
Não é uma garantia de que haverá crédito liberado, mas um termômetro que indica alta probabilidade de obter crédito.
A aprovação de crédito é sempre uma decisão da empresa credora, que pode considerar outras informações e modelos estatísticos em sua política de concessão. A Serasa não interfere nessa decisão.
Significa que existe boa probabilidade de obter crédito com esse Serasa Score, já que a probabilidade de inadimplência é baixa.
Não é uma garantia de que haverá crédito liberado, mas um termômetro que indica maior facilidade em obter crédito.
A aprovação de crédito é sempre uma decisão da empresa credora, que pode considerar outras informações e modelos estatísticos em sua política de concessão. A Serasa não interfere nessa decisão.
Essa classificação indica que há uma considerável probabilidade de inadimplência, portanto há mais dificuldade em obter crédito com essa pontuação.
Isso não significa que o crédito será necessariamente recusado, mas sim que a probabilidade de obtê-lo é menor.
A aprovação de crédito é sempre uma decisão da empresa credora, que pode considerar outras informações e modelos estatísticos em sua política de concessão. A Serasa não interfere nessa decisão.
As oscilações são um reflexo dos pesos de cada tipo de informação e o percentual de impacto na pontuação final, no momento da consulta.
Ao longo do tempo, esse impacto poderá variar para mais, para menos ou praticamente não causar variações.
Por exemplo, ter uma nova dívida negativada pode gerar uma diminuição na pontuação.
As consultas ao seu CPF são importantes para identificar seu bom relacionamento com o mercado ou o interesse do mercado em fazer negócios com você.
Consultas feitas por empresas de serviços, como internet ou energia, por exemplo, podem sugerir que você utiliza ou pretende utilizar esses serviços e influenciar positivamente sua pontuação.
Por sua vez, as consultas realizadas por empresas financeiras, quando em excesso, podem indicar busca constante por crédito. Isso pode diminuir a pontuação devido ao possível aumento de risco de inadimplência.
Pagar faturas antes do vencimento não aumenta a pontuação do Serasa Score. Pagar pontualmente evita a queda da pontuação e ajuda a manter uma boa relação com a instituição financeira, mas não afeta diretamente o Serasa Score.
Pagamentos parciais, mesmo quando realizados no prazo, podem afetar negativamente o Serasa Score, pois geralmente indicam redução da capacidade de pagamento das contas e aumento da chance de inadimplência.
Pagamentos em atraso, ou seja, após a data de vencimento da fatura, podem afetar o seu Serasa Score, pois podem indicar redução da capacidade de pagamento das contas e um aumento da chance de inadimplência.
Não. Consultar seu próprio Serasa Score não afeta a pontuação, então fique à vontade para ver sua pontuação quantas vezes quiser.
Você pode consultar seu Serasa Score de forma online, prática e rápida pelo site ou aplicativo da Serasa. É só seguir este passo a passo:
1. Acesse o site www.serasa.com.br ou app da Serasa.
2. Clique no botão Entrar e insira seu CPF ou senha. Seu Serasa Score aparecerá na tela de forma bem destacada.
3. Você poderá ver detalhes de sua pontuação e conhecer o diagnóstico do seu Serasa Score, tudo bem explicado.
De jeito nenhum! Muito cuidado com esse tipo de proposta. Nenhuma empresa pode ou consegue interferir no cálculo do seu Serasa Score, muito menos exigindo pagamento por esse tipo de serviço.
O Serasa Score é uma fórmula matemática, que reflete uma probabilidade estatística com base em dados objetivos e não é um produto manipulável.
Não existe forma “milagrosa” para aumentar o Serasa Score. Para que isso ocorra, é preciso cuidar da vida financeira, pagar as contas em dia e solicitar crédito de forma consciente, entre outros bons hábitos financeiros.
Ao contratar um novo cartão de crédito, o Serasa Score pode diminuir temporariamente, pois trata-se de um novo comprometimento com um contrato de crédito.
Porém, com o passar do tempo, ao pagar sempre em dia o valor total das faturas, o Serasa Score tenderá a aumentar, pois isso mostra capacidade de honrar compromissos e pagar as contas em dia.
Quando é feita a Conexão Bancária, os investimentos poderão ser positivos para a pontuação.
Fazer aplicações mensalmente, por exemplo, demonstra uma boa gestão da renda e rentabilização do dinheiro. Com isso, o modelo observa a constância de aplicações que o consumidor vem fazendo com recorrência nos últimos 60 dias.
Não. A utilização do Pix para pagamento não influencia na pontuação do seu Serasa Score.
Fica o alerta: serviços que oferecem aumento do Serasa Score em troca de qualquer valor ou transferência Pix são fraudulentos.
- Não há segredo ou fórmula milagrosa. O que pode aumentar seu Serasa Score ao longo do tempo é manter bons hábitos financeiros. Veja alguns exemplos:
- ● Pagar em dia todos os compromissos assumidos (fatura do cartão, parcela do empréstimo ou financiamento).
- ● Evitar que uma dívida seja negativada ou, caso isso aconteça, quitá-la o quanto antes.
- ● Solicitar crédito com equilíbrio, evitando, se possível, buscar várias opções de crédito ao mesmo tempo.
- ● Manter os dados atualizados no Serasa, para acompanhamento da evolução financeira.
Não. O que influencia negativamente o Serasa Score é o atraso de faturas e parcelas.
Da mesma forma, antecipar uma fatura não aumentará o Serasa Score. Pagar faturas de cartão ou parcelas de empréstimo antes do vencimento é uma prática saudável e que pode até gerar economia na forma de descontos, mas não influencia o cálculo do Serasa Score.
Não. O parcelamento de compras é uma prática comum no varejo brasileiro e não interfere na pontuação.
É uma funcionalidade que permite compartilhar informações bancárias em modo leitura com a Serasa. Com a autorização do consumidor, a Serasa conhece melhor seu comportamento financeiro, tornando mais assertivos o cálculo e a composição da pontuação de crédito.
Para mais informações, leia atentamente o Termo de Consentimento (em especial o item 3, “Das finalidades”) e a Política de Privacidade da Serasa.
Sim. O fornecimento do login e da senha do internet banking ocorre de forma segura, uma vez que será feito somente após o titular acessar a sua conta na Serasa pelo site.
A infraestrutura de segurança adota métodos que seguem os requisitos da ISO27001, padrão de segurança internacional adotado em diversos bancos digitais.
- Ao autorizar a Conexão Bancária, a Serasa terá acesso, em modo leitura, aos dados de sua(s) conta(s) bancária(s), que podem ser:
- ● contas de depósito à vista (conta corrente) ou a prazo (poupança);
- ● contas-salário e contas de pagamento;
- ● cartão de crédito e/ou outros instrumentos pré-pagos ou pós-pagos junto a instituições financeiras, de pagamento ou semelhantes.
Os dados coletados são:
- Dados cadastrais: relacionados à(s) conta(s) bancária(s), tais como:
- ● nome;
- ● CPF;
- ● código do banco;
- ● número da conta;
- ● agência;
- ● número do cartão;
- ● titularidade da conta, entre outros, que poderão ser diferentes a depender de cada instituição.
Incluem-se também os dados relacionados ao cadastro do consumidor junto à instituição, e outros dados de contato, tais como números de telefone e endereços de e-mail ou endereços residencial ou comercial.
- Dados transacionais: dados acessados na(s) conta(s) bancária(s) que detalham informações financeiras, como:
- ● extrato da conta corrente;
- ● informações da poupança;
- ● transações na conta salário;
- ● cartão de crédito, limites de crédito, valor das faturas;
- ● transações bancárias, de investimentos, de pagamentos e recebimentos;
- ● contas e boletos cadastrados;
- ● natureza e categoria de despesas;
- ● cheque especial, crédito, empréstimos, financiamentos, investimentos e produtos contratados.
Não. A Serasa terá acesso apenas às informações em modo leitura. Isso significa que o acesso, após autorizado, apenas permite a leitura e captura dos dados transacionais históricos e atuais, não permitindo que qualquer tipo de operação financeira (passiva ou ativa) seja realizada pela Serasa na(s) conta(s) bancária(s).
Assim, a Serasa nunca solicitará a senha utilizada para fazer transações e/ou movimentações financeiras (como transferir dinheiro, realizar saques no caixa eletrônico ou autorizar outras operações). Assim, nunca compartilhe essa senha com terceiros, nem mesmo com a Serasa.
Além disso, a Serasa não coleta nem solicita outras informações que permitam realizar transações com suas contas e cartões de débito ou crédito, como número completo do cartão de crédito ou débito, código de segurança (CVV) e data de vencimento.
Fique sempre alerta e desconsidere quaisquer pedidos de informações dessa natureza. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Serasa por meio dos canais oficiais.
Até o momento, as instituições parceiras disponíveis para conexão são: Nubank, Santander, Banco do Brasil, Itaú e Sicoob.
Inicialmente, a disponibilidade de conexão com outras instituições será feita aos poucos. Estamos trabalhando para em breve disponibilizar a Conexão Bancária com outras instituições.
Não há cobrança de qualquer tarifa, mensalidade, anuidade ou outro custo para realizar a Conexão Bancária.
Não há garantia de aumento na pontuação do Serasa Score ao realizar uma conexão. No entanto, com as informações bancárias conectadas, o cálculo do Serasa Score é realizado de forma mais ampla e assertiva, o que pode ter como consequência o aumento da pontuação.
Não. A Conexão Bancária somente será utilizada pela Serasa para compor o Serasa Score em caso de potencial aumento na pontuação.
Caso os dados coletados por meio da Conexão Bancária indiquem potencial redução do Serasa Score, tal redução estará limitada à quantidade de pontos que foram aumentados em razão da Conexão Bancária.
Sim. O número de conexões de contas com as instituições parceiras para conexão é ilimitado, e quanto maior o número de contas conectadas, mais assertivo será o cálculo.
A Serasa aconselha conectar as principais contas, aquelas que você mais acessa e tenha histórico de transações, de faturas, saldo etc. Afinal, são essas informações que poderão contribuir com mais assertividade no cálculo do Serasa Score e na prestação dos demais serviços.
Não há garantia de aumento na pontuação ao realizar uma conexão, assim como conectar mais contas não significa necessariamente que o Serasa Score vai aumentar.
A Conexão Bancária e a quantidade de contas bancárias conectadas por si só não vão determinar o aumento ou a diminuição na pontuação, e sim todos os fatores levados em conta no cálculo.
Ao conectar a conta bancária, a Serasa terá acesso a um período histórico de informações que varia de acordo com regras de cada instituição. Esse período pode ser de 1 a 12 meses de informações de cartões de crédito e de 3 a 12 meses de informações de conta corrente.
Para verificar o prazo da sua instituição, clique aqui.
Para desconectar uma conta, o consumidor deve seguir o passo a passo:
- Acesse o site da Serasa.
- Entre no menu “Finanças”.
- Clique na página de contas conectadas.
- Escolha a conta a ser desconectada.
- Clique em “excluir conexão”.
É importante lembrar que desconectar as contas poderá ocasionar alteração do Serasa Score, bem como perda de assertividade na análise que considerou essas informações como variáveis.
Não. A conta seguirá conectada, a menos que se opte pela desconexão por meio do site da Serasa.
É possível que o banco peça um token para atualização das informações.
Nessa situação, caso esse procedimento não seja concluído, a conta será automaticamente desconectada.
Essa categoria analisa o histórico dos últimos cinco anos referentes aos dados de dívidas enviadas pelos credores para inclusão nos cadastros de inadimplentes, assim como dados provenientes de fontes públicas (como protestos e ações de execução).
No cálculo do Serasa Score, essa categoria representa 33% do valor total.
A categoria Compromisso com Crédito considera informações do Cadastro Positivo enviadas pelas empresas participantes que são fontes nos termos estabelecidos pela legislação.
O Cadastro Positivo é composto pelo conjunto de dados financeiros e de pagamentos relativos a operações de crédito e obrigações de pagamento quitadas ou em andamento. Traz dados objetivos importantes para o cálculo da pontuação, sem juízo de valor.
No cálculo do Serasa Score, essa categoria representa 55% do valor total.
A categoria Evolução Financeira analisa informações de tempo de relacionamento com o mercado de crédito e sua sociedade em empresas.
No cálculo do Serasa Score, essa categoria representa 6% do valor total.
A categoria Consultas ao seu CPF analisa a recorrência das consultas ao CPF do consumidor feitas pelas empresas antes de oferecer serviços em que há risco de crédito.
No cálculo do Serasa Score, essa categoria representa 6% do valor total.