Navegação do blog
  1. Seguros
  2. Blog
  3. Assistencia Ou Seguro

Assistências ou seguros: qual escolher?

Hoje, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre a diferença entre assistências e seguros, e descobrir qual a melhor opção para contratar. Bora lá?!

Publicado em: 5 de dezembro de 2024

Categoria SegurosTempo de leitura: 7 minutos

Texto de: Time Serasa

Advogado corretor de seguros consultoria dando aconselhamento jurídico para casal cliente sobre a compra de alugar casa.

Sabemos que a vida é cheia de imprevistos, e ninguém quer ser pego desprevenido, não é mesmo? É por isso que tantas pessoas buscam formas de proteção, seja por meio de assistências ou de seguros. Mas, qual deles é o mais adequado para sua necessidade? Embora pareçam semelhantes, assistências e seguros têm diferenças importantes que podem impactar sua escolha.

O que são assistências?

A assistência é um serviço que resolve problemas do dia a dia de forma rápida e prática, como consertar um cano quebrado, trocar o pneu do carro ou oferecer descontos em consultas médicas.

Imagine uma situação em que você mora sozinho e, certo dia, a pia do seu banheiro entupiu, e você não fazia ideia de como desentupir e nem quais ferramentas utilizar. Porém, você lembrou que havia contratado uma assistência residencial, e prontamente acionou o serviço, que logo enviou um profissional qualificado para solucionar o seu problema.

Dessa forma, um imprevisto do cotidiano que poderia se tornar uma grande dor de cabeça, logo foi resolvido graças a sua assistência residencial. Bem eficaz, né?

Mais segurança, tranquilidade e proteção com Prudential
Seguro de vida por R$ 15,99

Exemplos de assistências comuns

  • ●     Assistência residencial: envio de encanadores, eletricistas ou chaveiros.
  • ●     Assistência veicular: reboque, troca de pneu ou suporte em panes.
  • ●     Assistência saúde: descontos em consultas médicas e exames.
  • ●     Assistência pet: atendimento veterinário com preços reduzidos ou serviços emergenciais.


A principal vantagem das assistências é a rapidez no atendimento e o foco em resolver problemas do cotidiano sem grandes burocracias.

O que é um seguro?

Os seguros são contratos de proteção financeira mais amplos, focados em eventos graves, como acidentes, perdas materiais ou invalidez. Diferentemente das assistências, os seguros envolvem indenizações financeiras para cobrir prejuízos maiores.

Por exemplo: você criou um planejamento financeiro em janeiro e, ao final do ano, consegui comprar o seu primeiro carro. Mesmo feliz, você sabe que para manter a tranquilidade de viajar e andar pela cidade com seu carro requer proteção, e ao sair da concessionária você contratou um Seguro Auto.

Certo dia, em um cruzamento, seu carro acabou colidindo no meio do trânsito. Sem nada grave que comprometesse sua vida e a de terceiros, a parte traseira de seu carro sofreu sérios danos, mas, imediatamente você acionou o seguro, que pagou todos os custos dos reparos, e ainda ofereceu um carro para te auxiliar neste período.

Leia também I Qual a diferença entre seguro de vida e acidentes pessoais?

Tipos de Seguros Populares

  • ●     Seguro auto: protege contra colisões, roubos e danos materiais.
  • ●     Seguro de vida: oferece proteção financeira para os beneficiários em caso de falecimento.
  • ●     Seguro residencial: cobre danos causados por incêndios, furtos ou desastres naturais.
  • ●     Seguro de saúde: garante acesso a hospitais e tratamentos.


Os seguros são indicados para quem busca uma proteção mais abrangente e está disposto a investir em uma segurança de longo prazo.

Diferenças entre assistências e seguros

Embora complementares, assistências e seguros têm propósitos e funcionamentos distintos. Confira o exemplo que separamos abaixo:

Aspecto Assistências Seguros
Foco Soluções práticas e imediatasProteção financeira para eventos graves
Cobertura Serviços específicosIndenizações amplas
Custo Geralmente mais acessívelValor proporcional à abrangência
IndicaçãoProblemas do dia a diaRiscos maiores e planejamento de longo prazo

Assistência ou seguro: qual o ideal para mim

A escolha entre assistências e seguros depende do seu perfil e das suas necessidades. Vamos pensar em alguns cenários para te ajudar a escolher o seguro ou assistência ideal para você.

Você precisa de soluções práticas para emergências?

Se você busca agilidade para resolver problemas cotidianos, como um encanamento quebrado ou um carro que não liga, as assistências são ideais.

Você quer proteção contra prejuízos maiores?

Se sua preocupação é com eventos de grande impacto, como acidentes, furtos ou invalidez, o seguro é a melhor opção.

Como combinar assistências e seguros?

  • Muitas vezes, a melhor estratégia é usar assistências e seguros juntos. Por exemplo:

  • ●     Para carros: Um seguro Auto Conforto pode cobrir acidentes graves, enquanto uma assistência veicular resolve emergências menores, como panes ou troca de pneus.
  • ●     Para a casa: Um seguro residencial protege contra incêndios ou furtos, enquanto a assistência residencial resolve problemas do dia a dia, como consertos hidráulicos.


Essa combinação garante uma proteção completa e traz mais tranquilidade para sua rotina.

Assistência ou seguro: hora de escolher

Assistências e seguros são ferramentas valiosas para lidar com imprevistos, mas atendem a necessidades diferentes. Enquanto as assistências são práticas e resolvem problemas imediatos, os seguros oferecem proteção financeira mais abrangente para eventos de grande impacto.

Ao avaliar sua rotina e seus objetivos, você pode decidir qual opção faz mais sentido ou até mesmo combinar as duas para uma proteção ainda mais completa. E para te ajudar a contratar o seu seguro ou assistência ideal, a Serasa separou as melhores opções para quem deseja ter mais tranquilidade e, claro, garantir aquela proteção extra para viver a vida com mais tranquilidade.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados